Restauração audiovisual: apontamentos conceituais, históricos e sua apropriação no Brasil

Autores

  • Debora Butruce

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v8i15.24675

Palavras-chave:

Audiovisual. Preservação. Restauração. Cinema brasileiro. Materiais cinematográficos.

Resumo

A restauração audiovisual é tema que vem ganhando destaque nas pesquisas sobre o campo da preservação audiovisual que proliferaram, sobretudo, a partir dos anos 2000. Neste artigo, apresentamos os principais conceitos sobre a área, buscando trazer à tona a questão do original na obra audiovisual, além de procurarmos localizar o contexto histórico que possibilitou o início do aprofundamento da discussão em torno das práticas de restauro. Na tentativa de exemplificar como o conceito de original foi incorporado pela área de restauração audiovisual no Brasil, utilizaremos o caso do filme Bonequinha de seda (Oduvaldo Viana, 1936).

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Publicado

2019-05-14

Como Citar

Butruce, D. . (2019). Restauração audiovisual: apontamentos conceituais, históricos e sua apropriação no Brasil. Museologia & Interdisciplinaridade, 8(15), 169–181. https://doi.org/10.26512/museologia.v8i15.24675

Edição

Seção

Dossiê Cinema, Museu e Patrimônio