Diário artístico-científico de uma museóloga-poeta na cidade de águas tejas

Autores

  • Luzia Gomes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v7i13.17785

Palavras-chave:

Artes, Escuta, Memórias, Silêncio, Voz

Resumo

Quando criança passeava pelo porto de Cachoeira no Recôncavo Baiano e visitava os ateliês dos artistas da região. Não entendia nada daquilo que eles pintavam e esculpiam, mas achava bonito e queria fazer arte de alguma forma. Navegando nas minhas lembranças, acredito que foi desde ali que me interessei pelo o universo das imagens com suas cores, movimentos e formas. Esse artigo é escrito em primeira pessoa com a minha voz feminina e negra, são as minhas memórias atlânticas no exercício da poética intermediada pela teoria acadêmica.

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Biografia do Autor

Luzia Gomes Ferreira

Poeta; Feminista Negra; Museóloga; Antropóloga; Professora do Curso de Museologia do Instituto
de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Doutoranda e Bolsista
em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Lusófona de
Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT), sob a orientação do Professor Doutor Marcelo
Nascimento Bernardo da Cunha.

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Ferreira, L. G. (2018). Diário artístico-científico de uma museóloga-poeta na cidade de águas tejas. Museologia & Interdisciplinaridade, 7(13), 187–211. https://doi.org/10.26512/museologia.v7i13.17785

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Museologia e Gênero