O Instituto Museu Jaguaribano em Aracati-CE: história, memória e educação

Autores

  • Antônio Roberto Xavier Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB http://orcid.org/0000-0002-3018-2058
  • José Ribamar de Lima Secretaria Municipal de Educação de Aracti-CE
  • Lisimére Cordeiro do Vale Xavier Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v6i11.17697

Palavras-chave:

História, Memória, Patrimônio, Museu Jaguaribano, Aracati-CE

Resumo

Compreender a razão na história das ações humanas no mundo é condição essencial para o desenvolvimento de uma visão crítica construtiva e postura emancipadora. Nesta ótica, é primordial entender determinadas realizações humanas em diferentes contextos através do patrimônio material e/ou imaterial e seu momento de inserção social a qual pertenceu. O legado dessas realizações humanas está, sobretudo nos lugares de memória, como: cemitérios, templos, arquivos, bibliotecas, museus dentre tantos outros. São nesses lugares que visitantes ou pesquisadores podem encontrar explicações ou reflexões sobre a estada e o fazer humanos em diferentes e diversificados contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professor do Curso de Bacharelado em Administração Pública e do Mestrado Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da UNILAB. Pós-Doutor em Educação (UFPB), Doutor em Educação na Linha História e Memória da Educação (UFC), Mestre em Políticas Públicas e Sociedade e em Planejamento em Políticas Públicas (UECE), Especialista em História e Sociologia (URCA) e Licenciado em História (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS) da UNILAB/CNPq, <historiadoroberto@hotmail.com>. Lattes: <http://lattes.cnpq.br/6041487079855448>.

José Ribamar de Lima, Secretaria Municipal de Educação de Aracti-CE

Graduado em História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú ”“ UVA; Bacharel em Direito e Especialista em Museologia ambas as formações pela Faculdade do Vale do Jaguaribe ”“ FVJ.

Lisimére Cordeiro do Vale Xavier, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação (UFC); Mestra em Planejamento em Políticas Públicas (UECE); Licenciada em Pedagogia e Letras (UECE).

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Xavier, A. R., Lima, J. R. de, & Xavier, L. C. do V. (2017). O Instituto Museu Jaguaribano em Aracati-CE: história, memória e educação. Museologia & Interdisciplinaridade, 6(11), 157–177. https://doi.org/10.26512/museologia.v6i11.17697

Edição

Seção

Artigos