Qual ciência na educação não formal? Com a palavra as exposições e a divulgação na internet de museus e centros de ciências brasileiros

Autores

  • Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v6i11.17425

Palavras-chave:

Museu de Ciências, Educação Não Formal, Concepção de Ciência, Ensino de Ciências, Divulgação Científica

Resumo

Apresentam-se concepções de ciência identificadas em quatro instituições de Educação Não Formal, objeto de pesquisa já concluída: Museu da Vida (RJ), Espaço Ciência (PE), Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (RS) e Estação Ciência (SP). Analisaram-se seus sites, com metodologia de análise de conteúdo, e suas exposições, com as seguintes categorias definidas a posteriori: Interatividade, Representação Científica e Display. Os resultados apontam tendências das concepções de ciência presentes nos sites e exposições das instituições. Classificaram-se essas concepções nas categorias ‘Tradicional racionalista’, ‘Tradicional empirista’ e ‘Construtivista’, visando facilitar comparações. Conclui-se que as instituições possuem diferenças e semelhanças pontuais, apresentam concepções de ciência variadas e não estereotipadas.

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Biografia do Autor

Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora Titular junto ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) da Faculdade de Educação, UNICAMP.

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

Figueirôa, S. F. de M. (2017). Qual ciência na educação não formal? Com a palavra as exposições e a divulgação na internet de museus e centros de ciências brasileiros. Museologia & Interdisciplinaridade, 6(11), 136–156. https://doi.org/10.26512/museologia.v6i11.17425

Edição

Seção

Artigos