Fragmentos do pretérito

REFLEXÕES ACERCA DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA

Autores

  • Priscila Chagas Oliveira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v5i9.17192

Resumo

Este artigo realiza revisão de literatura sobre a temática da memória e seus complexos processos de seleção, armazenamento e evocação, que influem, a nível individual e coletivo, na construção das identidades. Apresenta pesquisas sobre o cérebro explorando a memória como faculdade e fenômeno. Problematiza o conceito de memória coletiva, sugerindo reflexão à noção de compartilhamento e salienta o papel do esquecimento nos processos mnemônicos. Considera o estatuto da memória na era das redes e reconhece a superabundância de informações que caracteriza a contemporaneidade, onde a rede ora é vista como potência à construção colaborativa do conhecimento, ora é vista como risco, podendo vir a tornar-se a era do esquecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Chagas Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Museologia pela UFRGS e Mestranda (bolsista Capes) do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Oliveira, P. C. (2017). Fragmentos do pretérito: REFLEXÕES ACERCA DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA. Museologia & Interdisciplinaridade, 5(9), 224–236. https://doi.org/10.26512/museologia.v5i9.17192

Edição

Seção

Artigos