Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência

Autores

  • Sibele Cazelli
  • Carlos Alberto Quadros Coimbra
  • Isabel Lourenço Gomes
  • Maria Esther Valente

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16780

Palavras-chave:

museus de ciência, audiências de museu, inclusão social, empoderamento

Resumo

O presente estudo discute as percepções que a audiência estimulada desenvolve a partir da visita a um museu de ciência, além de descrever o seu perfil sociodemográfico cultural e econômico. Os instrumentos de pesquisa foram: questionário auto-administrado a 1.258 visitantes, contendo questões sobre o perfil e parâmetros para medição do conceito de empoderamento, e entrevistas. Conclui-se que o empoderamento se dá pela associação entre ganhos cognitivos e a sua aplicabilidade ao mundo social do visitante. As ações de inclusão social em museus devem se materializar como uma política institucional. Para tal é fundamental que ocorram mudanças em sua postura profissional. 

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Biografia do Autor

Sibele Cazelli

Pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins /
sibele@mast.br

Carlos Alberto Quadros Coimbra

Pesquisador da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins /
caqcoimbra@mast.br

Isabel Lourenço Gomes

Bolsista de pesquisa do Projeto de Capacitação Institucional da CAPES/CNPq na Coordenação de Educação
em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins / isabelgomes@mast.br

Maria Esther Valente

Pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins /
esther@mast.br

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

Cazelli, S., Coimbra, C. A. Q., Gomes, I. L., & Valente, M. E. (2018). Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(7), 203–223. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16780

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, Recepção e Público