Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16780Palavras-chave:
museus de ciência, audiências de museu, inclusão social, empoderamentoResumo
O presente estudo discute as percepções que a audiência estimulada desenvolve a partir da visita a um museu de ciência, além de descrever o seu perfil sociodemográfico cultural e econômico. Os instrumentos de pesquisa foram: questionário auto-administrado a 1.258 visitantes, contendo questões sobre o perfil e parâmetros para medição do conceito de empoderamento, e entrevistas. Conclui-se que o empoderamento se dá pela associação entre ganhos cognitivos e a sua aplicabilidade ao mundo social do visitante. As ações de inclusão social em museus devem se materializar como uma política institucional. Para tal é fundamental que ocorram mudanças em sua postura profissional.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS, CASA DA CIÊNCIA, FIOCRUZ E MUSEU DA VIDA. Centros e museus de ciências do Brasil. Rio de Janeiro: ABCMC e FIOCRUZ, 2009.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd, n.19, p.20-28, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2014
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. Lámour de l`Ã rt : les musées d`art européens et leus public. Paris: Les Èditions de Minuit, 1969.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: Escritos de educação, 3ª ed., Petrópolis: Vozes, 2001, p. 73-79.
CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos Alberto Quadros. Pesquisas educacionais em museus: desafios colocados por diferentes audiências. In: WORKSHOP INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MUSEUS, 1., 2012, dez.12-14: São Paulo, SP. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP, 2012. Disponível em: <http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2013/01/Mesa1_Cazelli-protegido.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2014
COIMBRA, Carlos Alberto Quadros; CAZELLI, Sibele; FALCÃO, Douglas; VALENTE, Maria Esther. Tipos de audiência segundo a autonomia sociocultural e sua utilidade em programas de divulgação. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, n. 188, p. 113-124, 2012.
FALCÃO, Douglas; COIMBRA, Carlos Alberto Quadros; CAZELLI, Sibele. Museus de ciência e tecnologia e inclusão social. In: GRANATO, M.; SANTOS, C. P. dos; LOUREIRO, M. L. N. (Org.). O Caráter Político dos Museus ”“ MAST Colloquia, 1.ed. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST, p. 89-116, 2010. Disponível em: < http://www.mast.br/livros/mast_colloquia_12.pdf>.
GUIYOT-CORTEVILLE, Julie e GACHET, Louis-Jean. Avant Propos. In: Le role social du musée: agir ensemble et creer des solidarites. Dijon: Les Dosssiers de l’OCIM, 2011.
HATZFELD, Hélène. Musées : exclusions et solidarités. In: Le role social du musée: agir ensemble et creer des solidarites. Dijon: Les Dosssiers de l’OCIM, 2011.
LANGEVIEN-JOLIOT, Hélène. Refonder les rapports de la science et de la sociéte´, un objectif majeur. In : La science en question(s). Auxerre : Éditions Sciences Humaines, 2014.
MOLENAAR, Ivo W.; SIJTSMA, K. User’s manual, MSP5 for Windows. Groningen: ProGamma, 2000.
MOREIRA, Ildeu de Castro. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social. Brasília: IBICT, v.1, n.2, p.11-16, 2006. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/29/51>. Acesso em 15 nov. 2014
ROCHA, Gilmar e TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SANDELL, Richard. Social Inclusion, the museum and the dynamics of sectoral change. Museum and Society. Leicester: University of Leicester, vol. 1, n. 1, p.45- 62, 2003. Disponível em: <http://www2.le.ac.uk/departments/museumstudies/museumsociety/documents/volumes/mands4.pdf>. Acesso em 26 ago. 2014
SIJTSMA, Klass; MOLENAAR, Ivo W. Introduction to Nonparametric Item Response Theory. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2002.
WIEVIORKA, Michel. La science em question(s). In : La science en question(s). Auxerre : Éditions Sciences Humaines, 2014.
ZAMORA, Maria Helena. Empoderamento, ação social e meio ambiente. Rio de Janeiro: Tricontinental Editora Ltda., 2001.