Ex-votos pictóricos

tradição e permanência de Portugal ao Brasil

Autores

  • José Cláudio Alves Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16763

Palavras-chave:

Ex-votos, religiosidade, arte, lusofonia, memória social

Resumo

O presente trabalho reserva-se à apresentação do ex-voto, objeto colocado, através do ato da desobriga, em santuários católicos, em específico, nas salas de milagres, com tradição advinda de Portugal. Aqui, um recorte das produções do Projeto Ex-votos do Brasil: etapa museus, que incursionou em museus e salas de milagres de 17 Estados brasileiros, e em algumas regiões de Portugal, espaços consagrados ao patrimônio cultual, que trazem, dentre suas riquezas, a natureza testemunhal da fé, e que apresentam histórias de vidas, retratadas em suportes pictóricos, fotográficos, bilhetes, esculturas, objetos orgânicos e objetos industrializados, apresentando situações individuais e coletivas que enaltece a memória social, que no Brasil adveio de Portugal, e que hoje se mostra uma contínua e rica tradição.

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Biografia do Autor

José Cláudio Alves Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Museologia, Comunicação Social e História. Mestre em Artes Visuais, e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea. Professor Adjunto da UFBA.
Coordenador e pesquisador do Projeto Ex-votos do México. Pesquisador do CNPq. Coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos. Membro do PPG Museologia, UFBA. E Conselheiro do MAE-UFBA, Museu de Arqueologia e Etnologia. Desenvolveu Projeto de Pós-doutoramento em Comunicação Social na Universidade do Minho, Portugal, sob a orientação do Dr. Moisés Lemos, com bolsa CAPES.

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Publicado

2015-04-15

Como Citar

Oliveira, J. C. A. (2015). Ex-votos pictóricos: tradição e permanência de Portugal ao Brasil. Museologia & Interdisciplinaridade, 3(6), 249–256. https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16763

Edição

Seção

Artigos