Museus, Ações educativas e Prática Arqueológica no Brasil contemporâneo

dilemas, escolhas e experimentações

Autores

  • Camila Camila A. de Moraes Wichers

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16732

Palavras-chave:

educação, museus, arqueologia, educação patrimonial, planejamento museológico

Resumo

Nesse artigo apresento um painel a respeito da relação entre museus, educação e prática arqueológica no Brasil contemporâneo, a partir da constatação de que o aumento das pesquisas arqueológicas tem trazido potencialidades e desafios específicos para essa relação. Identifico os principais dilemas enfrentados na construção de processos educativos baseados no patrimônio arqueológico e proponho caminhos de superação, a partir de projetos que envolveram ações de divulgação e sensibilização, ações educativas integradas e o desenvolvimento de processos de Musealização da Arqueologia, destacando-se o Programa de Educação Patrimonial Expresso Educação da Ferrovia Transnordestina e o Planejamento participativo do Museu do Alto Sertão da Bahia. 

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Publicado

2015-04-15

Como Citar

Wichers, C. C. A. de M. (2015). Museus, Ações educativas e Prática Arqueológica no Brasil contemporâneo: dilemas, escolhas e experimentações. Museologia & Interdisciplinaridade, 3(6), 109–134. https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16732

Edição

Seção

Dossiê - Museologia e Educação