Museus como Pioneiros para a Sustentabilidade Ambiental

Autores

  • Manuel Cardoso Mendes Universidade Lusófuna de Humanidades e Tecnologias, Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v1i2.12656

Palavras-chave:

Museus. Museologia. Sociomuseologia. Energias Renováveis. Sustentabilidade Ambiental.

Resumo

Este trabalho, que se insere nos estudos da Museologia, visa uma chamada de atenção através desta importante área disciplinar, para a preservação do meio ambiente enquanto património.Referimos a relação entre Museus e meio ambiente e alguns documentos internacionais que fundamentam a introdução das preocupações ambientais e a sua sustentabilidade no âmbito da museologia. Faremos referência a alguns tipos de Museus no que se refere à sua arquitetura e tipo de construção e, apontamos soluções técnicas disponíveis no mercado para as fontes energéticas que consideramos mais apropriadas, relativamente à inserção individual ou coletiva de equipamentos para a captação e produção de energias renováveis e limpas nestes equipamentos culturais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Cardoso Mendes, Universidade Lusófuna de Humanidades e Tecnologias, Lisboa

PhD em Museologia, Professor na Universidade Lusófona de humanidades e Tecnologias, Lisboa  e Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Engenharia.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Mendes, M. C. (2012). Museus como Pioneiros para a Sustentabilidade Ambiental. Museologia & Interdisciplinaridade, 1(2), 72. https://doi.org/10.26512/museologia.v1i2.12656

Edição

Seção

Artigos