À margem da história, no centro das narrativas: análise das práticas leitoras de adolescentes internos em centros de recuperação para menores infratores, no Estado do Rio de Janeiro.
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v5i0.6507Palavras-chave:
Narrative. Reading practice. Adolescents.Resumo
Story is a basic principle of mind. Most of our experience, our knowledge, and our thinking is organized as stories. The mental scope of story is magnified by projection ”“ one story helps us make sense of another. (M. Turner) In this text, we analyze the power of this projection, and how it works. Our readers imagine realities and construct meanings in their practices of reading by the same basic mechanisms of the literary. “How and why we project one story onto another” is our question.
Downloads
Referências
Gagnebin, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva/FAPESP; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas,1994.
Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história dacultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Jauss, H. R. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Turner, M. The literary mind. Nova York e Oxford: Oxford University Press,1996.
Eco, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras,1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.