Imagens em contraponto: um estudo de semiologia icônica aplicado a fotografias de imprensa

Autores

  • Milton Chamarelli Filho Universidade do Acre

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v5i0.6503

Palavras-chave:

Visual design. Iconic semiology. Political discourse.

Resumo

The present work is an investigation of photos published in a widely read magazine in Brazil, in a period previous to the presidential elections of 1994. Based on semiological analysis, we attempted to observe strategies which can add to the candidates’ profile through their wives’ images.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Chamarelli Filho, Universidade do Acre

Mestre em Lingüística pela UFMG e professor do Departamento de Letras da Universidade do Acre.

Referências

Barthes, R. Rhétorique de l’image. Communications, 4. Paris, Seuil, 1964.

Barthes, R. A mensagem fotográfica. In: Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Barthes, R. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, s/d.

Dubois, P. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1994.

Houdebine, A. M. Panzani revisitée. Mscope, 8. Paris, 1994.

Houdebine, A. Travaux de Linguistique, 5/6. Sémiologie. Université d’Angers, 1994.

Joly, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.

Sempreni, A. Analyser la communication. Commente analyser les images, les médias,publicité. Paris: L’Harmmattan, 1996.

Veja, 1358. São Paulo: Abril, setembro de 1994.

Downloads

Publicado

2010-11-24

Como Citar

Chamarelli Filho, M. (2010). Imagens em contraponto: um estudo de semiologia icônica aplicado a fotografias de imprensa. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 5, 9. https://doi.org/10.26512/les.v5i0.6503

Edição

Seção

Artigos de pesquisa