Valores da educação e crenças no discurso pedagógico oficial de governos portugueses
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4434Palavras-chave:
Discurso pedagógico oficial, Análise do discurso, Valores da educação, Crenças, Política educativaResumo
Neste artigo apresentamos o modelo de análise que construímos, com o apoio dos trabalhos de Bronckart (1996, 2000, 2005a, 2005b, 2008) e Reboul (1984, 1999), para identificar os valores da educação orientadores do processo de decisão e as crenças associadas ao impacto da política educativa, invocados nos discursos pedagógicos oficiais de governos portugueses. Os resultados dessa análise, ilustrada neste artigo com exemplos da produção discursiva de governos constitucionais com mandatos iniciados entre 1978 e 2005, sugerem a perda de valor, na delimitação do espaço de comunicação com os partidos políticos, dos valores da educação enquanto referências que influenciam a seleção dos meios e dos fins da ação educativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.