Valores da educação e crenças no discurso pedagógico oficial de governos portugueses

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4434

Keywords:

Discurso pedagógico oficial, Análise do discurso, Valores da educação, Crenças, Política educativa

Abstract

Neste artigo apresentamos o modelo de análise que construímos, com o apoio dos trabalhos de Bronckart (1996, 2000, 2005a, 2005b, 2008) e Reboul (1984, 1999), para identificar os valores da educação orientadores do processo de decisão e as crenças associadas ao impacto da política educativa, invocados nos discursos pedagógicos oficiais de governos portugueses. Os resultados dessa análise, ilustrada neste artigo com exemplos da produção discursiva de governos constitucionais com mandatos iniciados entre 1978 e 2005, sugerem a perda de valor, na delimitação do espaço de comunicação com os partidos políticos, dos valores da educação enquanto referências que influenciam a seleção dos meios e dos fins da ação educativa.

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Published

2016-06-09

How to Cite

Valores da educação e crenças no discurso pedagógico oficial de governos portugueses. (2016). Papers of Language and Society, 17(1), 175–193. https://doi.org/10.26512/les.v17i1.4434

Issue

Section

Artigos de pesquisa