“Tem hora pra tudo”: A (res)significação publicitária da VIVO em “conexão” ao mercado do isolamento

Autores

Palavras-chave:

signo ideológico; enunciado; cronotopo pandêmico; filme publicitário; VIVO.

Resumo

A pandemia do novo coronavírus tem (re)configurado diversos projetos de dizer, nas variadas esferas da comunicação discursiva. Na publicidade, as respostas suscitadas foram rápidas. Um exemplo disso é o enunciado “Conexão” (2020), pertencente à campanha “Tem hora pra tudo” (2018/2020), da VIVO, o qual é corpus da análise. Com o objetivo de interpretar esse filme publicitário na sua unidade enunciativa concreta e viva, compreendendo seus sentidos/valores/posicionamentos, recorremos às proposições teórico-metodológicas bakhtinianas, sobretudo às noções de cronotopo, signo ideológico e enunciado. Pelas análises, constatamos que as escolhas enunciativas da marca ressignificam sua campanha pela “conexão” (virtual) como valor social e(m) mercadoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tacicleide Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa, mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem – Linguística Aplicada – pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Gabriella Cristina Vaz Camargo, Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara

Possui graduação em Letras Português-Inglês e mestrado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG/RC). É doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara (UNESP/FCLAr) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (código de financiamento 001).

Referências

teste

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Vieira, T. D. ., & Camargo, G. C. V. . (2022). “Tem hora pra tudo”: A (res)significação publicitária da VIVO em “conexão” ao mercado do isolamento. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(1), 126–145. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/37030

Edição

Seção

Artigos