“Tem hora pra tudo”: A (res)significação publicitária da VIVO em “conexão” ao mercado do isolamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v23i1.37030

Palavras-chave:

signo ideológico; enunciado; cronotopo pandêmico; filme publicitário; VIVO.

Resumo

A pandemia do novo coronavírus tem (re)configurado diversos projetos de dizer, nas variadas esferas da comunicação discursiva. Na publicidade, as respostas suscitadas foram rápidas. Um exemplo disso é o enunciado “Conexão” (2020), pertencente à campanha “Tem hora pra tudo” (2018/2020), da VIVO, o qual é corpus da análise. Com o objetivo de interpretar esse filme publicitário na sua unidade enunciativa concreta e viva, compreendendo seus sentidos/valores/posicionamentos, recorremos às proposições teórico-metodológicas bakhtinianas, sobretudo às noções de cronotopo, signo ideológico e enunciado. Pelas análises, constatamos que as escolhas enunciativas da marca ressignificam sua campanha pela “conexão” (virtual) como valor social e(m) mercadoria.

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Biografia do Autor

Tacicleide Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa, mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem – Linguística Aplicada – pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Gabriella Cristina Vaz Camargo, Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara

Possui graduação em Letras Português-Inglês e mestrado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG/RC). É doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara (UNESP/FCLAr) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (código de financiamento 001).

Referências

teste

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Vieira, T. D. ., & Camargo, G. C. V. . (2022). “Tem hora pra tudo”: A (res)significação publicitária da VIVO em “conexão” ao mercado do isolamento. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(1), 126–145. https://doi.org/10.26512/les.v23i1.37030

Edição

Seção

Artigos