BREVE INTRODUÇÃO À ANÁLISE DO DISCURSO DE JAMES PAUL GEE
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v20i2.25270Palavras-chave:
James Paul Gee, Análise Crítica do Discurso, Discurso, Modelos discursivos, IdentidadeResumo
A despeito do grande número de pesquisas e programas de pós-graduação no campo da Análise do Discurso no Brasil, há uma escassez de estudos, em língua portuguesa, que se dediquem a ou se embasem na Análise do Discurso de James Paul Gee. Ao desenvolver uma dissertação de mestrado ancorada nesse quadro teórico, encontramos um único trabalho orientado por ele. Não foram encontrados textos do autor acerca dessa temática traduzidos para o português. Tendo em vista tal cenário, buscamos, no presente artigo, realizar uma breve introdução ao pensamento do pesquisador americano no que diz respeito à Análise de Discurso. Para tanto, partimos de alguns de seus conceitos fundamentais, tais como discurso, modelos discursivos e identidade.
Downloads
Referências
CORREIA, K. C. A. “Na prática, a teoria a outra!”, uma análise discursiva sobre a responsabilidade social do professor de Português da Educação Básica. 369 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2017.
GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideology in Discourses. London/New York: Routledge, 1996.
GEE, J. P. Identity as an Analytic Lens for Research in Education. Review of Research in Education, Madison, v. 25, p. 99-125, 2000.
GEE, J. P. An introduction to Discourse Analysis: theory and method. London/New York: Routledge, 2005.
GEE, J. P. Discourse Analysis: What Makes It Critical? In: ROGERS, R. (ed.). An Introduction to Critical Discourse Analysis in Education. London/New York: Routledge, 2011, p. 23-45.
PAZ, M. L.; FRADE, C. A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática. Bolema, Rio Claro, SP, v. 30, n. 56, p. 1260-1279, dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.