Uma análise de deslocamento cultural na obra de William Foote Whyte “Sociedade de Esquina”

Auteurs-es

  • Damaris Fabiane Storck Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Evaldo Janzen Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v15i1.8793

Mots-clés :

deslocamento cultural, pesquisa etnográfica, interculturalidade.

Résumé

O artigo apresenta uma análise intercultural no livro “Sociedade de esquina”, escrito pelo autor e pesquisador William Foote Whyte. O objetivo é identificar algumas evidências do processo de deslocamento cultural, percorrido pelo pesquisador durante o desenvolvimento de sua pesquisa etnográfica, para entender as relações de aproximação entre duas diferentes culturas. As categorias de análise utilizadas ”“ duplicação do outro, construções híbridas e exotopia -  expressam os movimentos de aproximação entre o pesquisador e a cultura do campo de pesquisa e estão baseadas nos diálogos entre Bakhtin e a interculturalidade. O artigo destaca a importância do diálogo intercultural para a compreensão da outra cultura, principalmente, nos contextos de desenvolvimento de pesquisas etnográficas. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Damaris Fabiane Storck, Universidade Federal do Paraná

Formada em Letras Português/Inglês pela FAFI (2007); Mestre em Educação pela UFPR (2011); Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES.

Henrique Evaldo Janzen, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Língua e Literatura Alemã pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná ”“ UFPR. País: Brasil. Curitiba/ Paraná.

Références

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
________________. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo:
UNESP, 1998.
DA MATTA, R. O ofício do etnólogo, ou como ter anthropological blues. In: Boletim do
Museu Nacional. n. 27, Rio de Janeiro, 1978.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
JANZEN, H. Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM. In: Revista Bakhtiniana, vol. 7 (1), p. 107-124. São Paulo: Puc, 2012.
JANZEN, H. O Ateneu e Jakob von Gunten: um diálogo intercultural possível. São Paulo: 2005. Tese de Doutorado.
LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico.18. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
STORCK. D. Autoria, autonomia e algumas intervenções: uma análise intercultural do livro didático Keep in mind a partir das concepções bakhtinianas de linguagem. Curitiba: 2011. Dissertação de Mestrado.
STORCK, D. & JANZEN, H. Autoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise intercultural. In: Educação & Realidade, v. 38, (1), p. 321-339. Porto Alegre: UFRGS, 2013.
WHYTHE, W. F. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

Téléchargements

Publié-e

2014-06-23

Comment citer

Storck, D. F., & Janzen, H. E. (2014). Uma análise de deslocamento cultural na obra de William Foote Whyte “Sociedade de Esquina”. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 15(1), 22–35. https://doi.org/10.26512/les.v15i1.8793

Numéro

Rubrique

Artigos de pesquisa