(An analysis of cultural dislocation in the William Foote Whyte’s work “Street Corner Society"
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v15i1.8793Keywords:
cultural dislocation, ethnographic research, interculturalism.Abstract
O artigo apresenta uma análise intercultural no livro “Sociedade de esquina”, escrito pelo autor e pesquisador William Foote Whyte. O objetivo é identificar algumas evidências do processo de deslocamento cultural, percorrido pelo pesquisador durante o desenvolvimento de sua pesquisa etnográfica, para entender as relações de aproximação entre duas diferentes culturas. As categorias de análise utilizadas ”“ duplicação do outro, construções híbridas e exotopia - expressam os movimentos de aproximação entre o pesquisador e a cultura do campo de pesquisa e estão baseadas nos diálogos entre Bakhtin e a interculturalidade. O artigo destaca a importância do diálogo intercultural para a compreensão da outra cultura, principalmente, nos contextos de desenvolvimento de pesquisas etnográficas.
Downloads
References
________________. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo:
UNESP, 1998.
DA MATTA, R. O ofício do etnólogo, ou como ter anthropological blues. In: Boletim do
Museu Nacional. n. 27, Rio de Janeiro, 1978.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
JANZEN, H. Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM. In: Revista Bakhtiniana, vol. 7 (1), p. 107-124. São Paulo: Puc, 2012.
JANZEN, H. O Ateneu e Jakob von Gunten: um diálogo intercultural possível. São Paulo: 2005. Tese de Doutorado.
LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico.18. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
STORCK. D. Autoria, autonomia e algumas intervenções: uma análise intercultural do livro didático Keep in mind a partir das concepções bakhtinianas de linguagem. Curitiba: 2011. Dissertação de Mestrado.
STORCK, D. & JANZEN, H. Autoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise intercultural. In: Educação & Realidade, v. 38, (1), p. 321-339. Porto Alegre: UFRGS, 2013.
WHYTHE, W. F. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.