DIÁLOGOS ENTRE O GÊNERO GRAPHIC MEMOIR, A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA E INCLUSIVA E OS LETRAMENTOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v24i2.46338

Mots-clés :

Letramentos, Educação inclusiva, Graphic memoir, Educação linguística.

Résumé

Apresentamos resultados de pesquisa sobre o gênero graphic memoir, considerando-o em interface com a educação linguística crítica. Os estudos dos letramentos e a perspectiva bakhtiniana sustentam a análise. De maneira específica: (i) descrevemos o surgimento, principais características e a popularização desse gênero e (ii) aventamos diálogos entre "El Deafo" (BELL, 2014) e uma educação que contemple as pluralidades na construção de sentidos, a diversidade sociocultural e a inclusão. Concluímos que o graphic memoir se aproxima de outros géneros, conquanto deles se diferencia por seu teor autobiográfico, e que o texto de Bell é oportuno para a discussão proposta

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e pesquisadora do PPG em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Doutora e mestra em Linguística Aplicada pelo IEL/Unicamp, com estágio pós-doutoral na FFLCH/USP.

Fernanda Pradella Travaglini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Graduada em Letras: port/ing (Licenciatura) pela PUC-Campinas.

Références

ALARY, V. La literariedad iconotextual en la novela gráfica hispana: prolegómenos. Caracol, São Paulo, v. 1, n. 15, p. 27-50, jan. 2018. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/caracOl/article/view/138672/140063. Acesso em: 01 dez. 2021.

AZZARI, E. F. Articulações possíveis entre manifestações em paisagens linguístico-semióticas no ciberespaço e (uma) educação linguística crítica. In: ROCHA, C. H.; El KADRI, M. S.; WINDLE, J. A. (Org.). Diálogos sobre tecnologia educacional: educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. 01ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 01, p. 59-92.

AZZARI, E. F.; NASCIMENTO, I. T. V. Letramentos, narrativa transmídia e multimodalidade: percursos entre o tipográfico e o digital. Olh@res, revista do dep. de educação, UNIFESP, 2022.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Bocharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: WWF, 2020.

BELL. C. El Deafo. New York: Harry N. Abrams, 2014.

COUSER, Thomas G. Memoir: An Introduction. OxfOrd: OxfOrd University Press, 2012.

DALMASO, R. L. Disability and metaphor in the graphic memoir. 2015. 189 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repOsitOrio.ufsc.br/handle/123456789/160541. Acesso em: 10 jan. 2022.

DENZIN, N. K, LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FIGUEIRA, D. A. A. G. Romance gráfico e discursos sobre o amadurecimento das histórias em quadrinhos. In: Anais da 2a Jornadas Internacionais de histórias em quadrinhos, 2., 2013, São Paulo. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2013. p. 1-15. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/anais2ajOrnada/anais2asjOrnadas/anais/3%20-%20ARTIGO%20-%20DIEGO%20APARECIDO%20ALVES%20GOMES%20FIGUEIRA%20-%20HQ%20E%20MERCADO.pdf. Acesso em: 04 jan. 2022.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

KYLER, C. Mapping a Life: Reading and Looking at Contemporary Graphic Memoir. CEA Critic, v. 72, n. 3, p. 2–20, 2010. Disponível em: http://www.jstOr.Org/stable/44378421. Acesso em 06 jan. 2022.

MONTE MÓR, W. Critical literacies, meaning making and new epistemological perspectives. Revista Electrónica Matices en Lenguas Extranjeras No. 2. Bogotá, Colombia: Universidad Nacional de Colombia, 2008.

OLIVEIRA, M. A. F. de. Depois da última página: intertextualidade entre hqs e literatura na graphic novel a liga Extraordinária. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repOsitOrio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106909/319584.pdf?sequence=1&isAllOwed=y. Acesso em: 21 nov. 2021.

SILVA, C. S. C. Novas leituras, histórias de outrora: transposição de obras clássicas para o gênero graphic novel. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-28

Comment citer

Azzari, E. F., & Travaglini, F. P. (2023). DIÁLOGOS ENTRE O GÊNERO GRAPHIC MEMOIR, A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA E INCLUSIVA E OS LETRAMENTOS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(2), 84–100. https://doi.org/10.26512/les.v24i2.46338