ARGUMENTAÇÃO E AUTORIA NAS VIDEOAULAS DO CMSP PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I DURANTE A PANDEMIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.42796

Mots-clés :

Argumentação, Autoria, CMSP, Análise do Discurso

Résumé

Neste artigo analisamos, à luz da Análise do Discurso pecheutiana, o trabalho com a argumentação e a autoria nas videoaulas do CMSP para o 3º ano do Ensino Fundamental I durante a pandemia. Compreendemos a argumentação como um espaço discursivo para ser ocupado pelo sujeito do discurso que pode disputar o dizer, bem como exercer a autoria. Com as análises, observamos o sujeito-professor repetindo o conteúdo fragmentado e imposto por currículos de visão globalizada, naturalizando os sentidos e a ilusão de transparência da língua, não promovendo a autoria para os alunos, nem o debate que propicia a disputa pelos sentidos, logo, a argumentação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Beatriz Borges de Carvalho, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0170484815090315. E-mail: beatrizborgesdecarvalho@gmail.com

Soraya Maria Romano Pacífico , Universidade de São Paulo

Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de MesquitaFilho” (UNESP). Professora doutora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Líder do grupo de pesquisa GEDISME - Discurso e Memória: Movimentos do Sujeito.

Références

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1974.

BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

BRASIL. Casa Civil. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 16 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

HENGE, G. S. Sujeitos e saberes: redes discursivas em uma enciclopédia online. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18443/000729254.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12 dez. 2021.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

ORLANDI, E. L. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas: Pontes, 1996.

ORLANDI, E. L. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

PACÍFICO, S. M. R.; ROMÃO, L. M. S. Da cartilha ao e-mail e à peça publicitária: os portadores de texto marcando a inclusão e exclusão do sujeitona escrita. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 7, n. 2, p. 313-325, mai./ago., 2007.

PACÍFICO, S. M. R. As posições de autor e leitor no jogo discursivo. In: TFOUNI, L. V. (org.) Múltiplas faces da Autoria. Unijuí: Editora Unijuí, 2008.

PACÍFICO, S. M. R. Argumentação e autoria nas redações de universitários: discurso e silêncio. Curitiba: Appris, 2012.

PACÍFICO, S. M. R. O direito à argumentação no contexto escolar. In: PIRIS, E. L.; OLÍMPIO-FERREIRA, M. (Orgs.). Discurso e argumentação em múltiplos enfoques. Coimbra: Grácio Editor, 2016.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

PÊCHEUX, M. Análise Automâtica do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.

PFEIFFER, C. C. O leitor no contexto escolar. In: ORLANDI, E. P. (org.). A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista. 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), bem como sobre recomendações no setor privado estadual. Diário Oficial. São Paulo, SP, 2020a. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/?id=193314. Acesso em: 9 ago. 2021.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 64.982, de 15 de maio de 2020. Institui o Programa Centro de Mídias da Educação de São Paulo – CMSP e dá providências correlatas. Diário Oficial. São Paulo, SP, 2020b. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/?id=193901. Acesso em: 9 ago. 2021.

SILVA, J. F.; PACÍFICO, S. M. R. O libro didático na sala de aula: a legitimação do sentido. In: PACÍFICO, S. M. R; ROMÃO, L. M. S. (org.). Leitura e escrita: no caminho das linguagens. Ribeirão Preto: Editora Alphabeto, 2007.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-10

Comment citer

Borges de Carvalho, B., & Romano Pacífico , S. M. (2023). ARGUMENTAÇÃO E AUTORIA NAS VIDEOAULAS DO CMSP PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I DURANTE A PANDEMIA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 66–82. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.42796