Uma análise interseccional do subalterno feminino e do outro: alteridade, racismo e sexismo em Jorge Amado

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40999

Mots-clés :

Amefricanidade, Interseccionalidade, Outridade, Crítica Literária, Jorge Amado

Résumé

A representação  da mulher nos romances amadianos da segunda metade da década de 1930 reflete o momento histórico das discussões sobre o mito da democracia racial e sobre a dinâmica de outridade vivenciada pela mulher negra. Ao mesmo tempo em que o autor faz uma crítica ao paternalismo e ao patriarcalismo vigentes,  não consegue superar a sua própria ideologia  no que diz respeito a essas mulheres. Procederemos à análise literária a partir da ferramenta analítica da interseccionalidade e amefricanidade, buscando ler Jorge Amado por um ponto de vista situado – oposto ao olhar hegemônico e eurocêntrico que, por vezes vemos ser reproduzidos na crítica literária.

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Bibliographies de l'auteur-e

Loyde Cardoso Santos, Universidade de Brasília

Possui mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura na linha de pesquisa Crítica Literária Dialética, Realismo Literário (teoria materialismo dialético) e Estudos Pós-coloniais. Atualmente, participa como ouvinte do grupo de pesquisa Literatura, Corpo e Práticas Sociais.

 

Renísia C. Garcia Filice, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos/ Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), da Universidade de Brasília. Coordenadora do Geppherg - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação para as Relações Raciais e Gênero (FE/UnB). É autora de artigos, capítulos de livros, e das coletâneas "Tecendo Redes Antirracistas"(2019,2020)

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Publié-e

2021-12-19

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Santos, L. C. ., & Filice, R. . C. G. (2021). Uma análise interseccional do subalterno feminino e do outro: alteridade, racismo e sexismo em Jorge Amado. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 467–485. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40999

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Rubrique

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem