Biliguismo dos surdos: libras e português L2 (escrito) no contexto educacional

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DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40924

Mots-clés :

Bilinguismo. Surdos. Interlíngua. Sistema pronominal. Tipos de verbos. Educação linguística.

Résumé

Este artigo discorre sobre o bilinguismo dos surdos no contexto educacional, considerando a relação entre a Libras (L1) e o português (escrito) como L2. Adotando a hipótese da Gramática Universal (Chomsky, [1995]/1999), investigamos a interferência da L1 nos estágios da interlíngua, especificamente na aquisição do sistema pronominal e dos tipos de verbos, particularmente os verbos espaciais. As propriedades divergentes em relação à língua alvo são analisadas como transferência de propriedades da L1 e efeito da diferença de modalidade entre as línguas. Concluímos que a identificação dessas propriedades propicia pautar o trabalho pedagógico em princípios e resultados científicos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Heloisa Maria M. Lima Salles, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela University of Wales (Reino Unido) e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora Associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Pesquisadora na área de concentração Teoria e Análise Linguística, com ênfase em sintaxe da complementação e das preposições, aquisição do português L2 e educação linguística. hsalles@unb.br

Rozana Reigota Naves, Universidade de Brasília

Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília. Pesquisadora na área de concentração Teoria e Análise Linguística, com ênfase na interface sintaxe-semântica, aquisição de línguas, descrição da língua portuguesa e da língua de sinais brasileira. rnaves@unb.br

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Publié-e

2021-12-19

Comment citer

Salles, H. M. M. L. ., & Naves, R. R. (2021). Biliguismo dos surdos: libras e português L2 (escrito) no contexto educacional. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 393–412. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40924

Numéro

Rubrique

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem