Educação linguística plural para consolidação dos direitos humanos para a diversidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40908

Mots-clés :

Educação Linguística. Pluralidade. Diversidade. Direitos Humanos.

Résumé

Propomos, neste artigo, girar problematizações em torno do lugar e do espaço dos seres não contemplados com a humanidade, os excluídos do frame válido da modernidade, com suas línguas e epistemologias, a partir dos quais visamos refletir sobre as estratégias de manutenção do modelo de humano e de humanidade herdado à cristandade, e dos valores herdados à patriz de poder da modernidade conferidos às línguas e aos conhecimentos válidos. A discussão está ancorada no entrelaçamento dialógico de pensadores(as) da área ao dizer de uma mulher surda insurgente do silêncio moderno-cristão-colonial. Esse dizer é a potente palavra analética chamando à escuta.

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Laura de Pina Ferreira Brito, Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia

Docente da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, atuando na educação básica como professora de Libras. Licenciatura em Letras: Libras e Especialização em Linguística das Línguas de Sinais pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é mestranda em Letras e Linguística, Área de Estudos Linguísticos pela mesma universidade. E-mail: lauradepina1@gmail.com.

Tânia Ferreira Rezende, Universidade Federal de Goiás

Docente do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Licenciatura em Letras: Português e Inglês pelo Centro Universitário UniEvangélica, Mestrado em Letras e Linguística, área de Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Goiás, e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais.  E-mail: taferez@ufg.br.

Hildomar José de Lima, Universidade Federal de Goiás

Docente do Departamento de Libras e Tradução da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia do Vale do São Patrício de Ceres/GO, Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Salgado de Oliveira, de Goiânia/GO, Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística, Área de Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Goiás. E-mail: hildomar_lima@ufg.br.

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Publié-e

2021-12-19

Comment citer

Brito, L. de P. F. ., Rezende, T. F. ., & Lima, H. J. de. (2021). Educação linguística plural para consolidação dos direitos humanos para a diversidade. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 253–271. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40908

Numéro

Rubrique

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem