Currículo de história: aspectos políticos, sociais e culturais e o silenciamento das relações de gênero

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v23i1.34188

Mots-clés :

gênero, sexualidade, currículo, ensino de história

Résumé

No Brasil contemporâneo, o debate em torno da questão de gênero tem sido bastante acirrado e despertado polêmicas entre diversos setores da sociedade, se estendendo também para o campo educacional e para o currículo. Esse texto tem como objetivo discutir o presente silenciamento das relações de gênero no currículo escolar. Também buscamos problematizar as formas de trabalhar a história das mulheres e sexualidade no ensino de História. A abertura historiográfica que temos hoje possibilita inserir as relações de gênero e a história da mulher nos conteúdos da disciplina História do Ensino Básico.

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Bibliographies de l'auteur-e

Isabel Camilo de Camargo, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis. Bolsista Capes. Doutora em História pela UNESP, cmpus de Assis. Mestre em História pela UFGD. Graduação em História pela UFMS

Aguinaldo Rodrigues Gomes, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais/UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis.

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Publié-e

2022-06-30

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Camilo de Camargo, I., & Rodrigues Gomes, A. (2022). Currículo de história: aspectos políticos, sociais e culturais e o silenciamento das relações de gênero. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(1), 35–52. https://doi.org/10.26512/les.v23i1.34188