Discursos publicitários do agronegócio: sentidos da carne na sociedade brasileira contemporânea

Auteurs-es

  • Manoel Sebastião Alves Filho Universidade Federal de São Carlos/Programa de Pós-Graduação em Linguística
  • Carlos Piovezani Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Linguística

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31243

Mots-clés :

Discurso do Agronegócio Brasileiro, Discurso Publicitário

Résumé

O artigo pretende analisar discursos publicitários do agronegócio nacional, com o intuito de melhor compreender um paradoxo da sociedade contemporânea: o consumo acentuado de carne, a matança sistemática de milhões de animais simultâneos a um recrudescimento da sensibilidade humana à causa animal. Com base na Análise do discurso derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procuramos analisar a produção dos sentidos veiculados em comerciais das empresas Friboi e Sadia. Este recorte nos permitiu identificar sentidos da carne como um instrumento de socialização, não como um corpo animal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Manoel Sebastião Alves Filho, Universidade Federal de São Carlos/Programa de Pós-Graduação em Linguística

Manoel Sebastião Alves Filho: Doutorando no PPGL da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ”“ FAPESP [Processo nº 2019/17099-6].

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7789094287886685.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4798-7581.

Carlos Piovezani: Professor Associado do Departamento de Letras e do PPGL da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1677609008094603.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3612-983X.

Carlos Piovezani, Universidade Federal de São Carlos/Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Linguística

Professor Associado do Departamento de Letras e do PPGL da UFSCar. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Références

BARROS, R. Roberto Carlos diz que come carne: ‘Adoro junk food’. Terra, 09 de dezembro de 2016. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/gente/purepeople/apos-polemica-com-friboi-roberto-carlos-diz-que-come-carne-adoro-junk-food,ce001a82bdbb781bac0db583e27dd10doz0yqr57.html. Acesso em: 29 jan. 2020.

DOMINION. Direção: Chris Delforce. Produção: Shaun Monson. Melborne, Austrália: Aussie Farms Repository, 2018.

FELIPE, S. Carnelatria: escolha omnix vorax mortal. São José, SC: Ecoânima, 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. Resposta a uma questão. Ditos & Escritos, v. VI. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1997.

FRIBOI [Roberto Carlos]. Propagandas Históricas. 2014. 34 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YxYuHhiC5UA. Acesso em: 29 jan. 2020.

GIORGI, N. Sometimes. Disponível em: https://www.letras.mus.br/neli-giorgi-neli-g/sometimes/. Acesso em: 08 jan. 2020.

ORLANDI, E. Análise de discurso: Princípios & procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2012.

ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990. p. 61-161.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997a.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP, 1997b.

PÊCHEUX, M. Língua, linguagens, discurso: In: PIOVEZANI, C.; SARGENTINI, V. (org.). Legados de Michel Pêcheux. São Paulo, SP: Contexto, 2011. p. 63-75.

VIVA A MAGIA DO #NATALSADIA. 2019. Sadia Brasil. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RS9LA2QBY9Y. Acesso em: 29 jan. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-31

Comment citer

Alves Filho, M. S., & Piovezani, C. (2020). Discursos publicitários do agronegócio: sentidos da carne na sociedade brasileira contemporânea. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(2), 219–239. https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31243