Discursos publicitários do agronegócio: sentidos da carne na sociedade brasileira contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v21i2.31243Mots-clés :
Discurso do Agronegócio Brasileiro, Discurso PublicitárioRésumé
O artigo pretende analisar discursos publicitários do agronegócio nacional, com o intuito de melhor compreender um paradoxo da sociedade contemporânea: o consumo acentuado de carne, a matança sistemática de milhões de animais simultâneos a um recrudescimento da sensibilidade humana à causa animal. Com base na Análise do discurso derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procuramos analisar a produção dos sentidos veiculados em comerciais das empresas Friboi e Sadia. Este recorte nos permitiu identificar sentidos da carne como um instrumento de socialização, não como um corpo animal.
Téléchargements
Références
BARROS, R. Roberto Carlos diz que come carne: ‘Adoro junk food’. Terra, 09 de dezembro de 2016. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/gente/purepeople/apos-polemica-com-friboi-roberto-carlos-diz-que-come-carne-adoro-junk-food,ce001a82bdbb781bac0db583e27dd10doz0yqr57.html. Acesso em: 29 jan. 2020.
DOMINION. Direção: Chris Delforce. Produção: Shaun Monson. Melborne, Austrália: Aussie Farms Repository, 2018.
FELIPE, S. Carnelatria: escolha omnix vorax mortal. São José, SC: Ecoânima, 2018.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, M. Resposta a uma questão. Ditos & Escritos, v. VI. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 1997.
FRIBOI [Roberto Carlos]. Propagandas Históricas. 2014. 34 segundos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=YxYuHhiC5UA. Acesso em: 29 jan. 2020.
GIORGI, N. Sometimes. Disponível em: https://www.letras.mus.br/neli-giorgi-neli-g/sometimes/. Acesso em: 08 jan. 2020.
ORLANDI, E. Análise de discurso: Princípios & procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2012.
ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990. p. 61-161.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997a.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP, 1997b.
PÊCHEUX, M. Língua, linguagens, discurso: In: PIOVEZANI, C.; SARGENTINI, V. (org.). Legados de Michel Pêcheux. São Paulo, SP: Contexto, 2011. p. 63-75.
VIVA A MAGIA DO #NATALSADIA. 2019. Sadia Brasil. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RS9LA2QBY9Y. Acesso em: 29 jan. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.