MODALIZAÇÕES EM ARTIGOS DE OPINIÃO COMO REDAÇÃO DE VESTIBULAR
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v21i1.31033Mots-clés :
Interacionismo Sociodiscursivo, Produção escrita, Gênero textual, EnsinoRésumé
O foco deste trabalho é o desenvolvimento de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho documental, tendo como objeto principal as redações dos candidatos do vestibular da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) do ano de 2018. A investigação centra-se na análise dos recursos modalizadores mobilizados pelos candidatos para a produção de textos do gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”, tendo como aporte teórico os estudos desenvolvidos por Bronckart (2003), no interior do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobre modalização, um dos elementos dos mecanismos enunciativos do texto. O objetivo da pesquisa é analisar como são articuladas as modalizações no processo de argumentação da escrita do artigo de opinião como redação de vestibular, bem como a influência do ato de modalizar o discurso na construção desse gênero. Os resultados apontam uma incidência grande de modalizadores lógicos e deônticos, a inexpressividade de modalizadores apreciativos e a inexistência de modalizadores pragmáticos.
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