OS SENTIDOS DOS CONCEITOS CHAVE DO AMBIENTALISMO NA REVISTA “NOVA ESCOLA”

Auteurs-es

  • Sandra Lestinge UFPI
  • Roberto Lestinge USP

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22187

Mots-clés :

Ecocrítica. Meio Ambiente. Questão ambiental. Mídia de massa. Intervenção.

Résumé

Pretende-se comentar, à luz da ecocrítica, a adequação do uso de alguns conceitos científicos principalmente das áreas da Biologia e Ecologia, comuns no discurso ambientalista e de defesa da natureza, presentes na revista “Nova Escola”, direcionada ao Ensino Básico. Buscou-se nos textos exemplos de práticas educativas realizadas fora do ambiente escolar, os estudos do meio, pois têm uma função pedagógica incontestável, ao utilizarem a “natureza”, para aprofundamento de conteúdos e conceitos técnicos e científicos. As experiências/atividades no ambiente natural são educativas por si e podem contribuir para a compreensão da complexidade que envolve diferentes níveis de degradação, portanto, é esperado que sejam úteis para o conhecimento dos leitores/educadores sobre o meio ambiente. De maneira geral, as reportagens corresponderam aos princípios propostos pela revista de apoiar, valorizar e qualificar o professor e a educação; no entanto alguns conceitos têm seu sentido denotativo confundido com outros; além disso, termos comuns do discurso ambientalista derivam de conceitos científicos e, apesar de presentes na mídia de massa, são tratados superficialmente, sugerindo, distanciamento teórico e metodológico, dificultando a postura pró ativa, cidadã.

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Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Lestinge, UFPI

Doutora em Recursos Florestais pela ESALQ/USP, Profa. Adjunta da UFPI/CPCE. Zootecnista e educadora ambiental.

Roberto Lestinge, USP

Jornalista, doutorando em Letras pela USP.  

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Publié-e

2013-06-28

Comment citer

Lestinge, S., & Lestinge, R. (2013). OS SENTIDOS DOS CONCEITOS CHAVE DO AMBIENTALISMO NA REVISTA “NOVA ESCOLA”. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14(1), 41–64. https://doi.org/10.26512/les.v14i1.22187

Numéro

Rubrique

Artigos de pesquisa