LEITURAS EM SI: UM BALBUCIO ENSAÍSTICO SOBRE A FORMAÇÃO LEITORAS/ES A PARTIR DO PROGRAMA MULHERES INSPIRADORAS
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v19i3.18029Mots-clés :
sRésumé
Em um país em que uma em cada cinco pessoas não compreende o que lê, é imediata a constatação de que as políticas e as práticas de formação de leitoras/es de literatura no contexto escolar não estão atingindo o objetivo a que se destinam. Lidar com alunas/os reais que não sabem ler, que não gostam de ler e que veem a literatura como algo desconexo de suas vidas é um enorme desafio, que muitas vezes transforma a prática pedagógica em impossibilidade de concretização de objetivos de estudantes e docentes, não se cumprindo a finalidade do processo educativo como uma forma de acesso ao mundo. Este texto tem o intuito de discutir essa problemática, a partir da vivência do Programa Mulheres Inspiradoras, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, por estudantes do ensino médio no âmbito da disciplina de língua portuguesa, em que se realizou a leitura de obras escritas por mulheres.
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