DIALOGISMO E VALORAÇÃO: ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ESTUDANTES SUL-COREANOS

Auteurs-es

  • Joice Eloi Guimarães Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16911

Mots-clés :

Enunciado, Valoração, Escrita, Política, Coreia do Sul

Résumé

Em 2017 houve, na conjuntura política da Coreia do Sul, o impeachment da presidente Park Geun-hye. Esse contexto serviu de tema para as produções elegidas aqui como objeto de análise: enunciados escritos por alunos sul-coreanos aprendentes de língua portuguesa. A metodologia utilizada fundamenta-se na perspectiva sócio-histórica. Tomando como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin, o foco desta investigação é o enunciado concreto, em sua dimensão extraverbal, no intuito de compreender as valorações positivas acerca desse tema presentes nos textos. A análise das produções demonstra que os sujeitos integrantes desta pesquisa apresentam uma opinião favorável ao impeachment e que seus enunciados são construídos no estabelecimento de relações dialógicas com as vozes presentes nas esferas da sociedade coreana.

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Biographie de l'auteur-e

Joice Eloi Guimarães, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora-pesquisadora no Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies (HUFS), campus Global em Yongin, Coreia do Sul. Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publié-e

2018-10-10

Comment citer

Guimarães, J. E. (2018). DIALOGISMO E VALORAÇÃO: ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ESTUDANTES SUL-COREANOS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 178–196. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16911

Numéro

Rubrique

Artigos