DIALOGISMO E VALORAÇÃO: ANÁLISE DE ENUNCIADOS DE ESTUDANTES SUL-COREANOS
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16911Mots-clés :
Enunciado, Valoração, Escrita, Política, Coreia do SulRésumé
Em 2017 houve, na conjuntura política da Coreia do Sul, o impeachment da presidente Park Geun-hye. Esse contexto serviu de tema para as produções elegidas aqui como objeto de análise: enunciados escritos por alunos sul-coreanos aprendentes de língua portuguesa. A metodologia utilizada fundamenta-se na perspectiva sócio-histórica. Tomando como referência a teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin, o foco desta investigação é o enunciado concreto, em sua dimensão extraverbal, no intuito de compreender as valorações positivas acerca desse tema presentes nos textos. A análise das produções demonstra que os sujeitos integrantes desta pesquisa apresentam uma opinião favorável ao impeachment e que seus enunciados são construídos no estabelecimento de relações dialógicas com as vozes presentes nas esferas da sociedade coreana.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.