HETEROTOPIA E SUBJETIVIDADE: OS EFEITOS DA REPRESENTAÇÃO NACIONAL FRANCESA SOBRE O SUJEITO-ALUNO DE FRANCÊS

Auteurs-es

  • Andréa Zíngara Miranda Universidade Estadual de Maringá
  • Pedro Navarro Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v12i1.10553

Mots-clés :

heterotopia; subjetividade; representação nacional.

Résumé

Este artigo propõe uma reflexão acerca da subjetividade do sujeito da educação, mais precisamente o estudante de língua francesa do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). A partir de questões propostas a esses sujeitos referentes às suas impressões sobre a língua e a cultura francesas, foram constatadas representações estereotipadas dessa cultura, o que indica que esse sujeito supervaloriza essa cultura em detrimento da sua. Para tanto, mobilizaram-se conceitos de heterotopia e de subjetividade, ambos com base na perspectiva do filósofo Michel Foucault. O estudo conclui haver uma estreita relação entre os efeitos da representação nacional francesa sobre o aluno e o lugar-outro construído nos discursos sob análise.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Andréa Zíngara Miranda, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e pesquisadora do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF).

Pedro Navarro, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF).  

Références

Bauman, Z. Identidade ”“ Entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

Davallon, J. A imagem, uma arte de memória? In: Achard, P. et al. Papel da memória. Campinas-SP: Pontes, 1999, p. 23-38.

Dosse, F. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

Fernandes, C.A. Heterotopia e subjetividade nos “Becos de Goiás”. In: Navarro, P. (Org). Estudos do Texto e do Discurso: mapeando conceitos e Métodos. São Carlos: Claraluz, 2006, p. 279-286.

Foucault, M. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

_________. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

_________. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

________. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas.

Tradução Salma Tannus Muchail. 8. ed. (coleção tópicos). São Paulo: Martins Fontes, 2000.

________. Retornar à história. In: Motta, M. B. (Org). Michel Foucault: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Tradução Elisa Monteiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. (Ditos &

Escritos. v. II), p. 282-295.

________. Outros Espaços. In: Motta, M. B. (Org). Michel Foucault Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Ditos & Escritos.

v. III), p. 411-422.

Gore, J. M. Foucault e Educação: fascinantes desafios. In: Silva, T. T. (Org.). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. 6. ed. ”“ Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 9-20.

Larrosa, J. Tecnologias do Eu e Educação. In: Silva, T. T. (Org.). O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. 6. ed. ”“ Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 35-86.

Le GOFF, J. A história nova. Trad. Eduardo Brandão. 4. ed. ”“ São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Navarro, P. Mídia e Identidade: o novo homem e a nova mulher entre as imagens fragmentadas e discursos “líquidos”. In: Navarro, P. (Org.). O discurso nos domínios da linguagem e da história. São Carlos: Claraluz,

a, p. 89-100.

________. Discurso, História e Memória: Contribuições de Michel Foucault ao estudo da mídia. In: Tasso, I. (Org.). Estudos do texto e do discurso. Interfaces entre língua (gens), identidade e memória. São Carlos: Claraluz,

b, p. 59-74.

Téléchargements

Publié-e

2011-07-25

Comment citer

Miranda, A. Z., & Navarro, P. (2011). HETEROTOPIA E SUBJETIVIDADE: OS EFEITOS DA REPRESENTAÇÃO NACIONAL FRANCESA SOBRE O SUJEITO-ALUNO DE FRANCÊS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 12(1), 49–65. https://doi.org/10.26512/les.v12i1.10553

Numéro

Rubrique

Artigos de pesquisa