TEXTO, DISCURSO, GÊNEROS TEXTUAIS E PRÁTICAS SOCIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: TRIBUTO A JOSÉ LUIZ MEURER
DOI :
https://doi.org/10.26512/les.v12i1.10551Mots-clés :
discurso; gênero textual; teoria social do contexto.Résumé
Neste ensaio presto uma homenagem ao Prof. José Luiz Meurer, cuja morte prematura ocorreu no dia 24 de outubro de 2009. Primeiramente apresento um breve relato de sua carreira acadêmica, enfatizando sua atuação como docente e pesquisador. A seguir, discuto as questões teóricas e metodológicas de seu interesse, que se alinham aos propósitos do presente periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade. Mais especificamente, discuto a visão do Prof. Meurer em relação aos termos texto, discurso, gênero textual, práticas sociais e sua proposta de uma teoria social do contexto para a análise de textos na contemporaneidade, que ele desenvolveu a partir de estudos em gêneros textuais, análise crítica do discurso e linguística sistêmico-funcional.
Téléchargements
Références
BARBARA, L. Homenagem póstuma a José Luiz Meurer. Delta, 25 (especial): VII-XI, 2009.
BUTT, D; Lukin, A; MATTHIESSEN, C. Grammar: the first covert operation of war. Discourse & Society, Vol 15(2”“3): 267”“290, 2004.
FAIRCLOUGH, N. Language and power. London: Longman, 1989.
_____. Language and social change. Cambridge: Polity Press, 1992.
FOUCAULT, M. The archeology of knowledge. London: Tavistock Publications, 1972.
GIDDENS, A. The constitution of society. Cambridge: Polity Press, 1984.
_____. Modernity and Self-Identity. Cambridge: Polity Press, 1991.
HALLIDAY, M.A.K. Language as social semiotic. London : Edward Arnold, 1978.
HEBERLE, V. M. (Org.); Meurer, J. L. (Org.). Ilha do Desterro n. 46: Systemic functional linguistics in action. Florianopolis: Editora da UFSC, 2004.
_____. Formação de professores de línguas estrangeiras: considerações a partir da linguística aplicada, linguística sistêmico-funcional e análise crítica do discurso. IN: S. E. Oliveira; J. F. dos Santos (Orgs.). Mosaico de
Linguagens.Campinas: Pontes, 2006, p. 91-98.
_____. Aspects of visual analysis for the EFL class. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Internacional da ABRAPUI. Belo Horizonte : ABRAPUI/UFMG/FAPEMIG, 2007, p. 01-11.
KRESS, G. Linguistic processes in sociocultural pratice. Oxford University Press, 1989.
LONGACRE, R. E. The grammar of discourse. New York: Plenum Press, 1983.
_____. 1992. The discourse strategy of an appeals letter. Discourse description: Diverse linguistic analysis of a fund-raising text. IN: W. C. Mann; S. A. Thompson (Orgs.), Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins. 1992, pp.
-130.
MARTIN, J. Language, register and genre. In Children writing: Reader ECT412. Victoria: Deakin University, 1984, p 21-30.
MENEZES, V. (Org) Tributo a José Luiz Meurer. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2: 479-494, 2010.
MEURER, J. L. Reading Comprehension in L1 and L2: Exploring Text Sctructure, Schemata, and Advance Organizers. PhD thesis. Georgetown University. Michigan: UMI, 1985.
_____. (Org.) Ilha do Desterro n. 27: Text Analysis/Análise de Texto. Florianópolis: PGI/UFSC, 1992.
_____. Aspectos do processo de produção de textos escritos. Trabalhos de
Linguística Aplicada, 21:37-48, 1993.
_____. Aspects of a model of writing: Translation as text production. In: M. Coulthard; P. O. de Baubeta (eds.). The knowledges of the translator. Wales, UK: The Edwin Mellen Press, 1996, p. 67-90.
_____. Esboço de um modelo de produção de textos. In: J.L. Meurer; D. Motta-Roth (Org.) Parâmetros de textualização. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 1997a, p.13-28.
_____. Introdução a artigos acadêmicos de pesquisadores brasileiros: aspectos de sua textualização. Florianópolis: Anais do 10 CELSUL, vol 2, 1997b, p. 758-768.
_____. Aspects of language in self-help counselling. Florianópolis: Pós-Graduação em Letras/Inglês, 1998.
_____. O conhecimento de gêneros textuais e a formação do profissional da linguagem. In: M. B. M. Fortkamp; L. M. B. Tomitch. (Orgs.). Aspectos da Linguística Aplicada. Estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio
Bohn. Florianópolis: Insular, 2000a, p. 149-166.
_____. O trabalho de leitura crítica: recompondo representações, relações e identidades sociais. L. Tomitch (Org.). Ilha do Desterro (UFSC) Florianópolis, v. 1, n. 38:155-171, 2000b.
_____. Uma dimensão crítica de gêneros textuais. In: J.L. Meurer; D. MottaRothm (Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas:subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002a, p. 17-29.
_____. “Aspectos do gênero ‘livro de auto-ajuda’: uma análise crítica”. Caderno de resumos do 50º GEL USP/SP, 2002b, p. 222.
_____. Reflexões sobre o ensino: três perguntas não mistificadoras que você pode aplicar aos textos que traz para a sala de aula.. In: M. J. D. Costa; M.L. Zipser; M.E. Zanatta; A. Mendes. (Orgs.). Línguas: ensino e ações. Florianópolis: NUSPPLE/DLLE/CCE/UFSC, 2002c, p. 133-139.
_____. Role prescriptions, social practices, and social structures: A sociological basis for the contextualisation of analysis in SFG and CDA. In: Young, L. & Harrison, C. (Eds.). Systemic functional linguistics and critical discourse
analysis. Studies in social change. London/New York: Continuum, 2004, p. 85-99.
_____. Análise crítica de gêneros textuais: texto e contexto a partir da linguística sistêmico-funcional com ênfase no componente sociológico da linguagem. Projeto submetido ao CNPq para Bolsa de Produtividade em Pesquisa, 2005.
_____. Integrando estudos de gêneros textuais ao contexto da cultura. In: A. Karwoski et al (Org.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2006, p. 165-185.
_____. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In J.L. Meurer; A. Bonini; D. Motta-Roth (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. 2ª. ed. São Paulo: Parábola, 2007, p. 81-106.
_____. Uma teoria social do contexto para a análise de textos e discursos na
contemporaneidade. Projeto submetido ao CNPq para Bolsa de Produtividade
em Pesquisa, 2008.
MEURER, J. L. (Org.); Motta-Roth, D (Org.) Parâmetros de textualização. Santa Maria: Ed. da UFSM, 1997.
_____. Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002.
MEURER, J.L. (Org.); Bonini, A. (Org); Motta-Roth, D. (Org). Gêneros: teorias, métodos, debates. Parábola Editorial, 2005.
MEURER, J. L. (Org.); Nanri, K. (Org); Sasaki, M (Org); Yasumoto, S. (Org). Ilha do Desterro n. 50. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.
MEURER, J.L.; Dellagnelo, A. Introdução à análise do discurso. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
MILLER, C. R. Genre as social action. Quarterly Journal of Speech, 70: 151- 176, 1984.
MOTTA-ROTH, D.; Hendges, G. Apresentação e homenagem. Letras, v.20, 40:7-8, 2010.
SWALES, J. (1990). Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press.
VIRTANEN, E. Issues of text typology: Narrative: A ‘basic’ type of text? Text, 12(2): 293-310, 1992.
WINTER, E. Clause relations as information structure: Two basic text structures in English. In: M. Coulthard (ed) Talking about Text. Discourse analysis monographs, n. 13. ELR: University of Birmingham, 1986, p. 88-108.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.