Das sobreasseverações às aforizações: veiculação e interpretação de falas na mídia online

Autores/as

  • Raquel Tiemi Masuda Mareco Correio Universidade Estadual de Maringá
  • André William Alves de Assis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7536

Palabras clave:

interpretação; aforização; sobreasseveração, mídia

Resumen

Durante uma entrevista coletiva após sua participação no V fórum dos BRICS, Dilma Rousseff respondeu brevemente a uma pergunta sobre inflação que circulou rapidamente na mídia produzindo diferentes sentidos. Diante desse fato, propomos uma discussão sobre a problemática da veiculação de falas e de suas retomadas em notícias online. Atentos aos processos de sobreasseveração e aforização, observamos que o funcionamento das retomadas dessas falas de Dilma revelam manobras discursivas que evidenciam o posicionamento do veículo de comunicação, pois elas sofrem alterações e são interpretadas de maneiras diversas, sem deixar de serem atribuídas ao locutor do texto-fonte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Tiemi Masuda Mareco Correio, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestre em Letras pela mesma instituição. Integra o Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos (GEPOMI/UEM).

André William Alves de Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Leras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integra o Núcleo de Análise do Discurso (NAD/UFMG) e o Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos (GEPOMI/UEM).

Citas

ASSIS, A. W. A.; MARECO, R. T. M. Enunciados em destaque: caminhos para uma abordagem em análise do discurso. Linguasagem, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 1-8, 2012.

ASSIS, A. W. A. Citações e sobreasseverações: o funcionamento da retomada de falas em notícias online. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

ASSIS, A. W. A.; BENITES, S. A. L. Uma maquinaria discursiva de recenografar falas. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 14, n. 1, p. 85-104, jan./abr., 2014.

BLOG DO PLANALTO. Dilma acusa imprensa de manipular declaração sobre inflação. 2013. Disponível em: <http://blog.planalto.gov.br/index.php?s=manipula%C3%A7%C3%A3o+de+fala&btn_sub=Buscar>. Acesso em: 4 abr. 2013.

BRASIL. Uso da palavra "Presidenta". 2011. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/presidenta/uso-da-palavra-presidenta>. Acesso em: 28 mar. 2013.

BRASIL. Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após declaração à imprensa - Durban/África do Sul. 2013a. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/multimidia/galeria-de-videos/video-da-entrevista-coletivaconcedida-pela-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-apos-declaracao-a-imprensa-durbanafrica-do-sul/view>. Acesso em: 28 mar. 2013.

BRASIL. Vídeo da entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após declaração à imprensa - Durban/África do Sul. 2013b. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/multimidia/galeria-de-videos/video-da-entrevista-coletivaconcedida-pela-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-apos-declaracao-a-imprensa-durbanafrica-do-sul/view>. Acesso em: 28 mar. 2013.

G1. Dilma diz ser contra combate à inflação que sacrifique crescimento. 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/dilma-diz-ser-contra-combate-a-inflacaoque-sacrifique-crescimento-1.html>. Acesso em: 4 abr. 2013.

GAZETA DO POVO. Dilma diz ser contra reduzir crescimento para conter inflação. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1357567&tit=Dilma-diz-sercontra-reduzir-crescimento-para-conter-inflacao>.
Acesso em: 4 abr. 2013.

GONÇALVES, C. A. Foco e topicalização: delimitação e confronto de estruturas. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.7, n. 1, p. 31-50, jan./jun., 1998.

MAINGUENEAU, D. Citação e Destacabilidade. In: MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. POSSENTI, S.; SOUZA E SILVA, M. C. P. (Orgs.). São Paulo: Parábola, 2008. pp. 75-92.

________. Aforização. In: MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso.

SOUZA E SILVA, M. C.; POSSENTI, S. (Orgs.). São Paulo: Parábola, 2010. pp. 9-24.

________. Aforização, enquadramento interpretativo e configuração humanista. Trad. de Adriane Ribeiro Andaló Tenuta, Jean Cristtus Portela e Matheus Nogueira Schwartzmann. Coleção Mestrado em Linguística, Franca, v. 6, p. 15-34, 2011.

________. Frases sem texto. Trad. de Sírio Possenti et alii. São Paulo: Parábola, 2014.

MARECO, R. T. M. Do debate televisivo ao jornal impresso: aforizações na mídia nacional. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

MARECO, R. T. M.; PASSETTI, M. C. C. Destextualização: Processo de Construção dem Aforizações. Glauks, Viçosa, v. 14, n. 1, p. 1-16, 2014.

UOL. Dilma diz ser contra combate à inflação que sacrifique crescimento. 2013. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2013/03/27/dilma-diz-ser-contra-combate-ainflacao-que-sacrifique-crescimento.htm>. Acesso em: 4 abr. 2013.

Publicado

2015-06-29

Cómo citar

Correio, R. T. M. M., & Assis, A. W. A. de. (2015). Das sobreasseverações às aforizações: veiculação e interpretação de falas na mídia online. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 16(1), 141–156. https://doi.org/10.26512/les.v16i1.7536

Número

Sección

Artigos de pesquisa