GRAMÁTICA DA EXPERIÊNCIA E AVALIATIVIDADE EM HISTÓRIAS DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v18i3.7444Palabras clave:
Prática discursiva da terceira idade. Gramática da experiência do cotidiano. Avaliatividade. Avaliação.Resumen
Desde uma perspectiva crítica, traçamos caminhos de aproximação entre discurso, interioridade da linguagem e avaliatividade a partir de uma triangulação teórico-metodológica. Enfocar a língua como prática social constitui nosso vértice teórico básico (Fairclough, 2003, 2010). No segundo vértice, ao analisarmos representações linguístico-discursivas em histórias de vida de pessoas idosas, que vivem em situação de risco, acercarmo-nos da gramática da experiência do cotidiano, desenvolvida por Halliday (1994, 2017). No topo da triangulação, discutimos o sistema de avaliatividade com base no modelo de Martin e White (2005), mediante um foco analítico voltado para três tipos de atitudes: afeto, julgamento e apreciação.
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