Comercialización de la Fe

el Ethos Discursivo de las Iglesias Neo-Pentecostales Brasileñas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.45539

Palabras clave:

neopentecostales, mercantilización de la fe, Análisis del Habla

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo analizar el ethos discursivo de las iglesias neopentecostales brasileñas sobre la apropiación del espacio sagrado por parte del discurso neoliberal, materializado en la mercantilización de la fe. El corpus consistió en notas de campo resultantes de una inmersión en el campo y de entrevistas, cuyo análisis consideró la tríada ethos, logos y pathos. El ethos discursivo de la iglesia revela la ostentación de una vida materialista, basada en las premisas de la teología de la prosperidad, cuando lo sagrado y lo profano se abrazan y se nutren en las experiencias trascendentes de las celebraciones

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Biografía del autor/a

Thiago Ferreira de Morais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral, especialista em Gestão de Pequenos Negócios pela FIA/SP. Atualmente desenvolve pesquisas em Consumo e Religião e trabalha na Rede de Projetos do SEBRAE Minas

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 a partir de 2019. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. Lidera o Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS do PPGA PUC Minas desde 2013. Organizou os livros Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas e Cultura e Consumo no Brasil: Avançando em novas articulações publicados pela Editora PUC Minas e é co-autor do livro Pesquisa Transformativa do Consumidor publicado pela Editora Appris. É um dos coordenadores do track Marketing e Sociedade da área de Marketing da ANPAD. É líder do tema Cultura e Consumo da área de Marketing e Comportamento do Consumidor do SEMEAd (Seminários em Administração da USP) desde 2016. Recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2021 pela orientação da tese Consumo de Crédito e Violência Financeira com Idosos de Baixa Renda: Uma investigação na perspectiva da Transformative Consumer Research.Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis gênero, raça e classe); Pesquisa Transformativa do Consumidor; Marketing e Sociedade; Métodos interpretativos de pesquisa em marketing.

Georgiana Luna Batinga, PUC Minas

Doutora em Administração pela PUC Minas, professora do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente desenvolve pesquisas relacionando trabalho, consumo e tecnologias com aportes teórico-metodológicos da Análise do Discurso. E-mail: georgiana.luna@gmail.com

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Publicado

2023-07-10

Cómo citar

Morais, T. F. de, Pinto, M. de R., & Batinga, G. L. (2023). Comercialización de la Fe: el Ethos Discursivo de las Iglesias Neo-Pentecostales Brasileñas. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 150–167. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.45539