Sobre el discurso del movimiento Escola sem Partido
Palabras clave:
Discurso, Ideología, Escola sem PartidoResumen
En este artículo, analizamos el discurso del movimiento Escola sem Partido a partir de los supuestos teóricos y metodológicos del Análisis del discurso desarrollado por Michel Pêcheux. El corpus de investigación consistió en secuencias discursivas extraídas del sitio del movimiento. El análisis indicó que el discurso de Escola sem Partido consta de la confluencia entre una lógica militar de guerra contra el enemigo interno, una lógica autoritaria según la cual el maestro se coloca en el lugar del enemigo a combatir, y el universo legal de las leyes, derechos y deberes, con el maestro configurado como un abusador de los derechos de los estudiantes.
Descargas
Citas
ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
ANDRADE. D. Brasil, neoliberalismo híbrido: socialdemocracia e guerra ao inimigo interno. Anais do 43º Encontro Nacional da Anpocs, Caxambu, 2019.
FERNANDES, A. S. A reformulação da Doutrina de Segurança Nacional pela Escola Superior de Guerra no Brasil: a geopolítica de Golbery do Couto e Silva. Antíteses. Londrina, v. 2, n. 4, p. 831-856, 2009. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/viewFile/2668/3937. Acesso em jun. 2020.
FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da UFRJ, 2018. p. 17-34. Disponível em http://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2018/11/gaudencio-frigotto-ESP-LPPUERJ.pdf. Acesso em jun. 2020.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: UNICAMP, 1988.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. (Org.) Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: UNICAMP, 1994. p. 55-64.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F. e T. HAK (Orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1997a. p. 61-161.
PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997b.
PÊCHEUX, M.; HAROCHE, C.; HENRY, P. A Semântica e o corte saussuriano: língua, linguagem, discurso. In: BARONAS, R. L. (Org.) Análise do Discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. São Carlos: Pedro & João Editores, 2007. p. 13-32.
PENNA, F. A. O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da UFRJ, 2018. p. 35-48. Disponível em http://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2018/11/gaudencio-frigotto-ESP-LPPUERJ.pdf. Acesso em jun. 2020.
SANTA BÁRBARA et al. Escola sem Partido: visibilizando racionalidades, analisando governamentalidades. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da UFRJ, 2018. p. 105-120. Disponível em http://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2018/11/gaudencio-frigotto-ESP-LPPUERJ.pdf. Acesso em jun. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.