Sobre o discurso do movimento Escola sem Partido
Mots-clés :
Discurso, Ideologia, Escola sem partidoRésumé
Neste artigo, analisamos o discurso do movimento Escola sem Partido a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso elaborada por Michel Pêcheux. O corpus da pesquisa foi constituído por sequências discursivas extraídas do site do movimento.
A análise realizada indicou que o discurso do Escola sem Partido se constitui na confluência entre uma lógica militar de guerra ao inimigo interno, lógica autoritária de acordo com a qual o professor é colocado no lugar do inimigo a ser combatido, e o universo jurídico das leis, direitos e deveres, com o professor configurado como abusador dos direitos dos alunos.
Téléchargements
Références
ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
ANDRADE. D. Brasil, neoliberalismo híbrido: socialdemocracia e guerra ao inimigo interno. Anais do 43º Encontro Nacional da Anpocs, Caxambu, 2019.
FERNANDES, A. S. A reformulação da Doutrina de Segurança Nacional pela Escola Superior de Guerra no Brasil: a geopolítica de Golbery do Couto e Silva. Antíteses. Londrina, v. 2, n. 4, p. 831-856, 2009. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/viewFile/2668/3937. Acesso em jun. 2020.
FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da UFRJ, 2018. p. 17-34. Disponível em http://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2018/11/gaudencio-frigotto-ESP-LPPUERJ.pdf. Acesso em jun. 2020.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: UNICAMP, 1988.
PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. (Org.) Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: UNICAMP, 1994. p. 55-64.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F. e T. HAK (Orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1997a. p. 61-161.
PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997b.
PÊCHEUX, M.; HAROCHE, C.; HENRY, P. A Semântica e o corte saussuriano: língua, linguagem, discurso. In: BARONAS, R. L. (Org.) Análise do Discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. São Carlos: Pedro & João Editores, 2007. p. 13-32.
PENNA, F. A. O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da UFRJ, 2018. p. 35-48. Disponível em http://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2018/11/gaudencio-frigotto-ESP-LPPUERJ.pdf. Acesso em jun. 2020.
SANTA BÁRBARA et al. Escola sem Partido: visibilizando racionalidades, analisando governamentalidades. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Laboratório de Políticas Públicas da UFRJ, 2018. p. 105-120. Disponível em http://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2018/11/gaudencio-frigotto-ESP-LPPUERJ.pdf. Acesso em jun. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.