La reforma de la escuela secundaria: negociaciones discursivas de una audiencia pública
A ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v21i1.28421Palabras clave:
Análisis Crítico del Discurso, Reforma de la escuela secundaria, Políticas públicasResumen
In 2017, the law 13.415 was published guiding changes that must be put in course in high school in Brazil. The aim of this study is to identify how participants of public hearings discursively negotiate these interests. As a result, it is possible to observe that there is an argumentative dynamic of students and professors who try to deconstruct the hegemony. This research carries a theoric-methodologic proposal which is the critical discursive analysis, Fairclough’s mercantilization theory, and some researches about educational Brazilian policies. The corpus of this article is analyzed by the Pardo’s synchronic-diachronic method of linguistic analysis.
Descargas
Citas
ANDEP. Entrevista com a professora Mônica Ribeiro da Silva (UFPR) sobre a reformulação do ensino médio. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-professora-monica-ribeiro-da-silva-ufpr-sobre-reformulacao-do-ensino-medio. Acesso em: 27 fev. 2017.
BERNARDI, M. L.; ROSSI, A. J.; UCZAC, L. H. Do movimento Todos pela Educação ao Plano de Ações Articuladas e Guia de Tecnologias: empresários interlocutores e clientes do estado. In: Cadernos do V ANPED Sul. Florianópolis, ANPED, 2014, p. 1-18.
BRASIL. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 27 fev. 2017.
BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União. Atos do Poder Legislativo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 27 fev. 2017.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília, UNB, 2001.
PARDO, M. L. Teoría y metodologia de la investigación linguística: método sincrónico-diacrónico de análisis linguísticos de textos. Buenos Aires, Tersites, 2011, p. 135.
PORTAL BRASIL. Entenda o novo ensino médio. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/09/entenda-o-novo-ensino-medio. Acesso em: 27 fev. 2017.
MARCHESE, C. M.; RESENDE, V. M. São as pessoas pobrecitas de espírito que agudizam a pobreza dos pobres: análise discursiva crítica de testemunho publicado na revista cais - o método sincrônico diacrônico. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 12, n.2, 2011, p. 150-178.
SENADO FEDERAL. Notas taquigráficas: comissão mista da medida provisória nº 746 de 09 de novembro de 2016. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/. Acesso em: 26 set. 2018.
SHIROMA, E. O.; GARCIA, R. M. C.; CAMPOS, R. Fatima. Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do movimento Todos pela Educação. In: BALL, S; MAINARDES, J. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011, p. 222-248.
VOSS, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): contextos e discursos. Cadernos de Educação, v. 38, n. 43, 2011, p. 43-67.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.