GOSTO, IDEOLOGIA E CONSUMO ALIMENTAR: PRÁTICAS E MUDANÇAS DISCURSIVAS SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS - PANC.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v20i2.21772

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Prática discursiva, Mudança social, Ideologia e hegemonia, Identidade alimentar

Resumo

A pesquisa explora o fenômeno da intensa midiatização das chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no cenário da gastronomia brasileira contemporânea, visando apontar e discutir movimentos de mudança nas práticas discursivas relacionadas à produção e consumo desses vegetais. Para tanto, elegeu um corpus constituído por um conjunto amplo e diversificado de textos midiáticos de diferentes gêneros de discurso produzidos, postos em circulação e consumidos no país, entre os anos de 2014 e 2018, sobre o qual foram aplicados os princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso em seus desdobramentos e conexões com a mudança social. Foi possível observar alterações significativas tanto na lexicalização dos termos relacionados a essas plantas, quanto na constituição de novas formações discursivas transformadoras das ordens sociais do discurso, em luta pela instituição de novas hegemonias alimentares.

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Biografia do Autor

Antonio Hélio Junqueira, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (2011-2014), com Estágio Pós-doutoral (bolsa CNPq) em Comunicação e Práticas de Consumo, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) no biênio 2016-2017. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM (2007-2009). Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - USP (1975-1978), com pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Abastecimento Alimentar Urbano pela FAO/PNUD/IPARDES (1982) e aperfeiçoamento técnico no País, em Abastecimento Alimentar Urbano com bolsa do CNPq (1983).

Elaine Aparecida Perline, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Mestre Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas, pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduada em Administração de Empresa, pela Faculdade Capital e pós-graduada em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica, pela Universidade Veiga Almeida.

 

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Publicado

2019-07-24

Como Citar

Junqueira, A. H., & Perline, E. A. (2019). GOSTO, IDEOLOGIA E CONSUMO ALIMENTAR: PRÁTICAS E MUDANÇAS DISCURSIVAS SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS - PANC. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 20(2), 17–35. https://doi.org/10.26512/les.v20i2.21772

Edição

Seção

Artigos