Perigo, cuidado, atenção: a comunicação linguística de risco em advertências de produtos

Autores

  • Malcolm Coulthard University of Birmingham
  • Caroline Hagemeyer Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i2.9198

Palavras-chave:

Advertência; adequação; leitor imaginado.

Resumo

Este artigo tem como foco central as advertências de produtos. Inicialmente, revisamos o que os linguistas Dumas, Fraser e Shuy discutem sobre a definição e avaliação de advertências, para depois examinar textos reais. Nós analisamos detalhadamente uma série de advertências de tintura capilar a fim de verificar os problemas de compreensão que elas criam para seus Leitores e até que ponto elas são deficientes. O artigo termina com uma análise detalhada de uma série de advertências de um caso da corte Canadense onde um homem moveu uma ação judicial para reparação de danos contra a empresa que fabricou o BBQ depois que o BBQ explodiu causando queimaduras de terceiro grau em seu filho. Ele alegou que as advertências eram inadequadas.

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Biografia do Autor

Malcolm Coulthard, University of Birmingham

Professor Emérito na Universidade de Birmingham, bem como na Universidade de Aston, Inglaterra. Recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade de Cardiff por seus conhecimentos e atuação em Linguística Forense. Requisitado como perito, já atuou em mais de duzentos casos em tribunais da Irlanda do Norte, Escócia, Hong Kong, Canadá e no Tribunal de Apelação da Inglaterra. É editor fundador da revista Forensic Linguistics e, atualmente, Professor Permanente na UFSC.

Caroline Hagemeyer, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente (UFSC) e Doutoranda em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela mesma Universidade. Tem como interesse de pesquisa o estudo da adequação das advertências de produtos. É professora na Faculdade Guairacá e na rede Estadual de Ensino do Paraná.

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Publicado

2013-06-28

Como Citar

Coulthard, M., & Hagemeyer, C. (2013). Perigo, cuidado, atenção: a comunicação linguística de risco em advertências de produtos. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14(2), 28–53. https://doi.org/10.26512/les.v14i2.9198

Edição

Seção

Artigos de pesquisa