À margem da história, no centro das narrativas: análise das práticas leitoras de adolescentes internos em centros de recuperação para menores infratores, no Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Maria Aparecida S. Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v5i0.6507

Palavras-chave:

Narrative. Reading practice. Adolescents.

Resumo

Story is a basic principle of mind. Most of our experience, our knowledge, and our thinking is organized as stories. The mental scope of story is magnified by projection ”“ one story helps us make sense of another. (M. Turner) In this text, we analyze the power of this projection, and how it works. Our readers imagine realities and construct meanings in their practices of reading by the same basic mechanisms of the literary. “How and why we project one story onto another” is our question.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida S. Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Letras (PUC/Rio), é assessora técnico-pedagógica do Programa de Leitura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Publicou sua dissertação de mestrado, Mário de Andrade e a cultura popular pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Prêmio Xerox/97).

Referências

Gagnebin, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva/FAPESP; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas,1994.

Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história dacultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Jauss, H. R. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

Turner, M. The literary mind. Nova York e Oxford: Oxford University Press,1996.

Eco, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras,1994.

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Publicado

2010-11-24

Como Citar

Ribeiro, M. A. S. (2010). À margem da história, no centro das narrativas: análise das práticas leitoras de adolescentes internos em centros de recuperação para menores infratores, no Estado do Rio de Janeiro. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 5, 31. https://doi.org/10.26512/les.v5i0.6507

Edição

Seção

Artigos de pesquisa