DIÁLOGOS ENTRE O GÊNERO GRAPHIC MEMOIR, A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA E INCLUSIVA E OS LETRAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i2.46338

Palavras-chave:

Letramentos, Educação inclusiva, Graphic memoir, Educação linguística.

Resumo

Apresentamos resultados de pesquisa sobre o gênero graphic memoir, considerando-o em interface com a educação linguística crítica. Os estudos dos letramentos e a perspectiva bakhtiniana sustentam a análise. De maneira específica: (i) descrevemos o surgimento, principais características e a popularização desse gênero e (ii) aventamos diálogos entre "El Deafo" (BELL, 2014) e uma educação que contemple as pluralidades na construção de sentidos, a diversidade sociocultural e a inclusão. Concluímos que o graphic memoir se aproxima de outros géneros, conquanto deles se diferencia por seu teor autobiográfico, e que o texto de Bell é oportuno para a discussão proposta

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Biografia do Autor

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e pesquisadora do PPG em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Doutora e mestra em Linguística Aplicada pelo IEL/Unicamp, com estágio pós-doutoral na FFLCH/USP.

Fernanda Pradella Travaglini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Graduada em Letras: port/ing (Licenciatura) pela PUC-Campinas.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Azzari, E. F., & Travaglini, F. P. (2023). DIÁLOGOS ENTRE O GÊNERO GRAPHIC MEMOIR, A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA E INCLUSIVA E OS LETRAMENTOS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(2), 84–100. https://doi.org/10.26512/les.v24i2.46338