LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

CONTEÚDO E FORMA NA OBRA HAMLET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.45118

Palavras-chave:

Literatura, Hamlet, Shakespeare, Conteúdo e forma

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividade para o trabalho com o conteúdo e forma no 9.º ano do Ensino Fundamental. Para isso, elegemos a obra literária Hamlet (2011), de William Shakespeare e o filme Hamlet (1990), de Franco Zeffirelli, a fim de promover a leitura dos alunos, explorar as visões de mundo presentes nas obras e analisar se a mudança na forma, implica também na transformação do conteúdo. Como fundamentos teóricos, pautamo-nos na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético. Logo, a partir da análise, percebemos a relevância de trabalhar com as categorias marxistas na sala de aula visando melhorar a compreensão de obras literárias clássicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: patty_jbt@hotmail.com

Rosangela Maria de Almeida Netzel, Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME)

Doutora em Estudos da Linguagem e coordenadora na Secretaria Municipal de Educação de Londrina.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 169-191.

FERREIRA, N. B. de P.; DUARTE, N. As artes na educação integral: Uma apreciação histórico-crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 3, p. 115–126, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i3.5006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5006. Acesso em: 11 jul. 2022.

FRANCO, Sandra Aparecida Pires. GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 1972-1983, out./dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8776. E-ISSN: 1982-5587.

GAMBOA, Sílvio Sánchez. Epistemologia da pesquisa em educação. Tese de Doutorado. Universidade UNICAMP. SP: Campinas, 1998.

HAMLET. Direção de Franco Zeffirelli. Produção de Bruce Davey e Dyson Lovell. Universal - International, 1990. DVD.

PRIETO, L. C. M.; PRADO, M. R. DO. Reprodutibilidade e convergências no ciberespaço: a circulação de obras literárias em adaptações televisivas. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 36, n. 1, p. 103-110, 18 mar. 2014.

ROCATELI, A.; CASAGRANDE, F. C. G.; GALVÃO, R. M.; FRANCO, S. A. P. Conteúdo, forma e destinatário: a ação docente e a literatura. Educação em Foco, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 27001, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35730. Acesso em: 8 jul. 2022.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2011. Disponível em: https://liviafloreslopes.files.wordpress.com/2014/10/shakespeare-hamlet.pdf. Acesso em: 04 de julho de 2022.

SANTOS-JÚNIOR, Luiz Horácio. Transcriando Hamlet: uma leitura política da peça de Shakespeare e do filme de Zeffirelli. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/8905/DissLHSJ.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 09 de julho de 2022.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Batista, P. C., Maria de Almeida Netzel, R. ., & Aparecida Pires Franco, S. (2023). LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONTEÚDO E FORMA NA OBRA HAMLET. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 83–101. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.45118