MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO NA PUBLICIDADE:

ANÁLISE DA CAMPANHA #AVONTÁON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i2.43564

Palavras-chave:

Modos de organização do discurso. Avon. Campanha publicitária.

Resumo

O artigo objetiva aplicar os Modos de Organização do Discurso, de Patrick Charaudeau (2019), à campanha publicitária #AvonTáOn (2021). Foi constatada a presença de um narrador descritor, que revela o reposicionamento da Avon. Nota-se nos vídeos que a Avon instaura um comportamento alocutivo a quem assiste aos vídeos e aos personagens que encenam a situação de comunicação. A análise dos modos foi relevante para compreender como ocorre o entrecruzamento entre os estratos imagético e sonoro no estudo de imagens em movimento, além de promoverem considerações sobre o discurso da Avon relacionadas à contemporaneidade.

Palavras-chave: Modos de organização do discurso. Avon. Campanha publicitária.

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Biografia do Autor

Suéllen Stéfani Felício Lourenço, Universidade Federal de Viçosa- UFV

Suéllen Stéfani Felício Lourenço - Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLetras/UFV. Área de concentração: Estudos Linguísticos, Linha de Pesquisa: Estudos do Texto e do Discurso, Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2022. Foi bolsista da CAPES- Código de financiamento 001 (2020-2022). Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, 2019. Desenvolve pesquisas em Estudos do Texto e do Discurso, com ênfase na representação de pessoas negras na mídia. E-mail: suellen.lourenco96@gmail.com

 

Mariana Ramalho Procópio Xavier, Universidade Federal de Viçosa- UFV

Professora do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: mariana.procopio@ufv.br.

Endereço profissional: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Comunicação Social.
Avenida P. H. Rolfs s/n
Centro
36570000 - Viçosa, MG - Brasil

Ana Carolina Gonçalves Reis, Universidade Federal de Viçosa- UFV

Doutora (2020) e Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (linha de pesquisa: Análise do Discurso). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Professora Adjunto II desta instituição. Atualmente também atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras/UFV. E-mail: carolinareis@ufv.br.

Endereço profissional: Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Letras - UFV.
Departamento de Letras. Campus Universitário, s/n
Centro
36571000 - Viçosa, MG - Brasil

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Stéfani Felício Lourenço, S., Ramalho Procópio Xavier, M., & Gonçalves Reis, A. C. (2023). MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO NA PUBLICIDADE: : ANÁLISE DA CAMPANHA #AVONTÁON. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(2), 63–83. https://doi.org/10.26512/les.v24i2.43564