ARGUMENTAÇÃO E AUTORIA NAS VIDEOAULAS DO CMSP PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v24i1.42796

Palavras-chave:

Argumentação, Autoria, CMSP, Análise do Discurso

Resumo

Neste artigo analisamos, à luz da Análise do Discurso pecheutiana, o trabalho com a argumentação e a autoria nas videoaulas do CMSP para o 3º ano do Ensino Fundamental I durante a pandemia. Compreendemos a argumentação como um espaço discursivo para ser ocupado pelo sujeito do discurso que pode disputar o dizer, bem como exercer a autoria. Com as análises, observamos o sujeito-professor repetindo o conteúdo fragmentado e imposto por currículos de visão globalizada, naturalizando os sentidos e a ilusão de transparência da língua, não promovendo a autoria para os alunos, nem o debate que propicia a disputa pelos sentidos, logo, a argumentação.

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Biografia do Autor

Beatriz Borges de Carvalho, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0170484815090315. E-mail: beatrizborgesdecarvalho@gmail.com

Soraya Maria Romano Pacífico , Universidade de São Paulo

Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de MesquitaFilho” (UNESP). Professora doutora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Líder do grupo de pesquisa GEDISME - Discurso e Memória: Movimentos do Sujeito.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Borges de Carvalho, B., & Romano Pacífico , S. M. (2023). ARGUMENTAÇÃO E AUTORIA NAS VIDEOAULAS DO CMSP PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I DURANTE A PANDEMIA. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(1), 66–82. https://doi.org/10.26512/les.v24i1.42796