Reflexões sobre a Argumentação em Textos Escritos por Surdos: Por uma Formação Linguística Ampliada na Escola Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40954

Palavras-chave:

Ensino de português como L2. Educação de surdos. Análise linguística. Argumentação.

Resumo

Com base nos pressupostos da linguística funcional centrada no uso e na gramática normativa, objetivou-se averiguar como os surdos realizam expressões verbais em textos argumentativos. Os resultados da pesquisa revelam as muitas barreiras existentes no contexto escolar para surdos, consequência da falta de políticas linguisticas que possam minimizar essa situação. Nesse sentido é necessário a ampliação da visão de língua(gem) e constituição de propostas de ensino de português como L2 baseada em gêneros textuais,  bem como formação ampliada do professor com vistas a compreender a diversidade e a pluralidade social, cultural e lingüística, distanciando-se da visão homogeneizante de ensino que não dialoga com as necesidades de  contextos de educação bilingüe de minorías.

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Biografia do Autor

Valeria Muniz, INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos/RJ

Doutora em Língua Portuguesa (2013) e mestre Língua Portuguesa, (1997) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista da CAPES durante o Doutorado. Atualmente é professora adjunta de Língua Portuguesa como L2 - 40 horas com dedicação exclusiva - do INES. Tem experiência na área de Letras e atua principalmente nas seguintes áreas: leitura, aquisição da língua escrita, língua portuguesa como L2, gramática e ensino. Foi professora na Universidade Estácio de Sá no curso presencial e a distância , tendo ocupado o cargo de coordenadora do curso de Letras no campus de Nova Friburgo. Possui publicação em anais de eventos nacionais, internacionais, e em revistas. Área de interesse: linguística textual, estudos do letramento e língua portuguesa como L2. Membro (pesquisador) dos Grupos de Pesquisa: Laboratório de Estudos de Português L2 (INES / UFRJ) e do Linguagem & Sociedade (FFP/UERJ-CNPq / INES).

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Muniz, V. C., & Silva, I. R. . (2021). Reflexões sobre a Argumentação em Textos Escritos por Surdos: Por uma Formação Linguística Ampliada na Escola Básica. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 374–392. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40954

Edição

Seção

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem