Reflexões sobre a Argumentação em Textos Escritos por Surdos: Por uma Formação Linguística Ampliada na Escola Básica
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40954Palavras-chave:
Ensino de português como L2. Educação de surdos. Análise linguística. Argumentação.Resumo
Com base nos pressupostos da linguística funcional centrada no uso e na gramática normativa, objetivou-se averiguar como os surdos realizam expressões verbais em textos argumentativos. Os resultados da pesquisa revelam as muitas barreiras existentes no contexto escolar para surdos, consequência da falta de políticas linguisticas que possam minimizar essa situação. Nesse sentido é necessário a ampliação da visão de língua(gem) e constituição de propostas de ensino de português como L2 baseada em gêneros textuais, bem como formação ampliada do professor com vistas a compreender a diversidade e a pluralidade social, cultural e lingüística, distanciando-se da visão homogeneizante de ensino que não dialoga com as necesidades de contextos de educação bilingüe de minorías.
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