Semiótica social crítica
brinquedos como artefatos culturais e a construção discursiva da primeira infância
Palavras-chave:
Discursos, Brinquedos, Primeira infância, Multimodalidade, IdeologiasResumo
As qualidades materiais, cinéticas e as limitações de brinquedos e outros objetos para bebês criam um microcosmo cultural específico. Neste contexto de primeira infância, controlado e mediado por pais e cuidadores/as, crianças exploram e desenvolvem suas habilidades cognitivas e motoras, tornando-se atores/as sociais específicos/as, com subjetividades também específicas. Neste estudo, investigamos o processo pelo qual brinquedos fazem parte da vida de bebês desde seu início. Examinamos os discursos da infância assim como as maneiras pelas quais brinquedos conotam ideias tanto através de textos verbais, como de visuais (propagandas, revistas e livros para pais e mães). Tentamos demonstrar que o mesmo brinquedo pode ser usado para articular discursos diversos, por exemplo, um discurso da brincadeira como puramente diversão e um discurso de brincar como trabalho de desenvolvimento. Nossa tese principal é que a primeira infância é social e culturalmente construída tanto em textos, como também em representações multimodais. E essas práticas comunicativas ajudam a reforçar construções da infância que deveriam ser pelo menos discutidas, ou mesmo contestadas.
Palavras-chave: Discursos. Brinquedos. Primeira infância. Multimodalidade. Ideologias.
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