Semiótica social crítica

brinquedos como artefatos culturais e a construção discursiva da primeira infância

Autores

Palavras-chave:

Discursos, Brinquedos, Primeira infância, Multimodalidade, Ideologias

Resumo

As qualidades materiais, cinéticas e as limitações de brinquedos e outros objetos para bebês criam um microcosmo cultural específico. Neste contexto de primeira infância, controlado e mediado por pais e cuidadores/as, crianças exploram e desenvolvem suas habilidades cognitivas e motoras, tornando-se atores/as sociais específicos/as, com subjetividades também específicas. Neste estudo, investigamos o processo pelo qual brinquedos fazem parte da vida de bebês desde seu início. Examinamos os discursos da infância assim como as maneiras pelas quais brinquedos conotam ideias tanto através de textos verbais, como de visuais (propagandas, revistas e livros para pais e mães). Tentamos demonstrar que o mesmo brinquedo pode ser usado para articular discursos diversos, por exemplo, um discurso da brincadeira como puramente diversão e um discurso de brincar como trabalho de desenvolvimento. Nossa tese principal é que  a primeira infância  é social e culturalmente construída tanto em textos, como também em representações multimodais. E essas práticas comunicativas ajudam a reforçar construções da infância que deveriam ser pelo menos discutidas, ou mesmo contestadas.

Palavras-chave: Discursos. Brinquedos.  Primeira infância. Multimodalidade.  Ideologias.

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Biografia do Autor

Carmen Rosa Caldas-Coulthard, UFSC

Dra. Carmen Rosa Caldas-Coulthard

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9198777822206978

 Doutora em Análise do Discurso - University of Birmingham (1988) e pós-doutora, University of Strathclyde, Escócia, 1991 e Birmingham, UK, 1992. Mestre em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976) e pela Universidade de Manchester, UK, 1976.

Foi Professora Senior do Centre for English Language Research, Department of English, - The University of Birmingham de 1996 até 2012. Continua como Senior Research Fellow do mesmo Departmento e atualmente está lotada no Programa de Pós-Graduação de Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PGI) e no Programa de Pós-Graduação de Estudos da Tradução do Departamento de Língua e Literatura Correspondente da UFSC.

Atua nas áreas de Linguística Forense, Linguística Aplicada, Análise Critica do Discurso, Estudos de Gênero, Semiótica Social, Estudos da Tradução e Multimodalidade. Participa do Grupo de Pesquisa em Linguística Forense do Núcleo de Pesquisa em Discurso (NUP) da UFSC.

A partir de 2014, é Editora do Periódico Internacional Gender and Language, da Internacional Association of Gender and Language. Este periódico é publicado pela Editora Inglesa Equinox.

Tem uma vasta carreira internacional e nacional, tendo apresentado trabalhos em muitos países, tanto na Europa como na América Latina.

Publicou extensivamente (tanto em editoras inglesas como nacionais ) nas áreas de Análise Critica do Discurso, Linguística Forense, Estudos da Mídia e Estudos de Gênero).

 

 

 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Caldas-Coulthard, C. R., & van Leeuwen, T. (2021). Semiótica social crítica: brinquedos como artefatos culturais e a construção discursiva da primeira infância. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(1), 278–299. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/37281

Edição

Seção

Dossiê Estudos em Semiótica Social na América Latina

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