Currículo de história: aspectos políticos, sociais e culturais e o silenciamento das relações de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v23i1.34188

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, currículo, ensino de história

Resumo

No Brasil contemporâneo, o debate em torno da questão de gênero tem sido bastante acirrado e despertado polêmicas entre diversos setores da sociedade, se estendendo também para o campo educacional e para o currículo. Esse texto tem como objetivo discutir o presente silenciamento das relações de gênero no currículo escolar. Também buscamos problematizar as formas de trabalhar a história das mulheres e sexualidade no ensino de História. A abertura historiográfica que temos hoje possibilita inserir as relações de gênero e a história da mulher nos conteúdos da disciplina História do Ensino Básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Camilo de Camargo, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis. Bolsista Capes. Doutora em História pela UNESP, cmpus de Assis. Mestre em História pela UFGD. Graduação em História pela UFMS

Aguinaldo Rodrigues Gomes, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais/UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis.

Referências

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CAMARGO, Sandra Celso de. “Cada um brinca com o que quiser! Isso aí é rachismo!” Infância e relações de gênero na brinquedoteca de uma instituição de Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus de Rondonópolis. 2019.

CERRI, Luiz Fernando. Saberes históricos diante da avaliação do ensino: notas sobre os conteúdos de história nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 48, p. 213-231, 2004.

COSTARD, Larissa. Gênero, currículo, e pedagogia decolonial: anotações para pensarmos as mulheres no ensino de história. Fronteiras e debates, v. 4, n. 1, p. 159 -175, jan./jun. 2017.

GANDELMAN, L. M. Gênero e ensino: parâmetros curriculares, fundacionalismo biológico e teorias feministas. In: ABREU, M. e SOIHET, R. Ensino de história: conceitos, temática e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

LOMBARDI, José Claudinei e LIMA, Marcos Roberto. O Brasil Republicano: uma história de golpes de Estado In: LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA Lurdes. A crise da democracia brasileira . Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. v. 1.

LUGONES, MARÍA. Colonialidad e Gênero. Tabula Rasa, n. 9, p. 73-102, 2008.

MACEDO, Elizabeth. As demandas conservadoras do movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação &Sociedade, v. 38, n. 139, p. 507-524, abr./jun. 2017.

MARQUES, Ana Maria e MAGALHÃES, Clauderize Karla de Oliveira. Livros Didáticos de História e questões de gênero. Revista eletrônica Documento/Monumento, v. 6, n. 1, p. 5-16, 2009.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa e SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo uma introdução. In: MOREIRA, A. F. B. e SILVA, T. T. (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

MUNIZ, Diva do Couto Gontijo. Sobre História e Historiografia das Mulheres. Caderno Espaço Feminino, v. 31, n. 1, 2018.

OYÄšWÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. Tradução de Juliana Araújo Lopes para uso didático. OYÄšWÙMÍ, Oyèrónké. Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

RAGO, Margareth. As Mulheres Na Historiografia Brasileira. In: SILVA, Zélia Lopes (org.). Cultura Histórica em Debate. São Paulo: UNESP, 1995.

RIBEIRO, Renilson Rosa. O saber (histórico) em parâmetros: O ensino da História e as reformas curriculares das últimas décadas do século XX. MNEME: Revista de Humanidades, v. 5, n. 10, p. 80-126, abr./jun. 2004.

SANTOS, Milene Cristina. O ensino da história e da cultura africana e afrobrasileira como promoção de saberes e práticas feministas e descolonizadoras. In: Anais eletrônico do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11& 13thWomen’s Worlds Congress. Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499454163_ARQUIVO_MileneCristinaSantos_FazendoGenero.pdf. Acessado em 12/05/2020.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Editora Scipioni, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução à s teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu (org). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petropólis/RJ: Vozes, 2000.

SOIHET, Rachel e PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Revista Brasileira de História. v . 27, n. 54, p. 281-300, 2007.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Camilo de Camargo, I., & Rodrigues Gomes, A. (2022). Currículo de história: aspectos políticos, sociais e culturais e o silenciamento das relações de gênero. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(1), 35–52. https://doi.org/10.26512/les.v23i1.34188

Edição

Seção

Artigos