TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO/COMUNICAÇÃO: AGENTES DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Jandira Azevedo da Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Izabel Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32507

Palavras-chave:

Estudantes com deficiência visual, Letramento, Computador, Programas leitores de tela

Resumo

RESUMO

Com a globalização, as pessoas necessitam de informações, as quais vêm crescendo de forma expressiva, mediante a utilização de tecnologias de comunicação e informação (TICs), impactando as maneiras de se relacionar e de aprender. A hipótese levantada neste artigo é a de que essas novas formas de apreensão de conhecimento têm potencial para alargar a visão de mundo e fornecer a autonomia de estudantes com deficiência visual. Na pesquisa de campo e nos dados desta pesquisa, percebemos que em maior ou menor grau, as TICs proporcionam sua independência, auxiliando tanto em sua vida cotidiana, quanto na vida escolar.

 

 

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Biografia do Autor

Izabel, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Licenciatura em Língua. Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas ”“ Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Linguística para o Ensino da Língua Inglesa ”“ Lancaster University. Doutorado em Linguística ”“ Lancaster University. Professora da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás. 

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

Azevedo da Silva, J., & Magalhães, I. (2020). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO/COMUNICAÇÃO: AGENTES DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 272–291. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.32507

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Identidades e Sociedade

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