MODALIZAÇÕES EM ARTIGOS DE OPINIÃO COMO REDAÇÃO DE VESTIBULAR

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Gabriela Pepis Belinelli Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v21i1.31033

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Produção escrita, Gênero textual, Ensino

Resumo

O foco deste trabalho é o desenvolvimento de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho documental, tendo como objeto principal as redações dos candidatos do vestibular da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) do ano de 2018. A investigação centra-se na análise dos recursos modalizadores mobilizados pelos candidatos para a produção de textos do gênero “artigo de opinião como redação de vestibular”, tendo como aporte teórico os estudos desenvolvidos por Bronckart (2003), no interior do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobre modalização, um dos elementos dos mecanismos enunciativos do texto. O objetivo da pesquisa é analisar como são articuladas as modalizações no processo de argumentação da escrita do artigo de opinião como redação de vestibular, bem como a influência do ato de modalizar o discurso na construção desse gênero. Os resultados apontam uma incidência grande de modalizadores lógicos e deônticos, a inexpressividade de modalizadores apreciativos e a inexistência de modalizadores pragmáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, E. M. D. A didatização do jornal impresso num contexto de formação docente. In: SIMELP ”“ SIMPÓSIO MULDIAL DE ESTUDOS DA LÃNGUA PORTUGUESA, 5, 2015, Lecce, Itália. Anais... Università del Salento, 2015, p. 3953-3970.

BARROS, E. M. D.; NASCIMENTO, E. L. A relação entre a modalização e o processo global de estruturação do gênero crítica cinematográfica. InterteXto, Uberaba, v. 1, p. 159-185, jan./jun. 2008.

BONINI, A. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 1, p. 205-231, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRONCKART, J. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. reimpr. São Paulo: EDUC, 2003.

BRONCKART, J. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução Anna Rachel Machado; Maria Lucia Meirelles Matencio. Campinas, Mercado de Letras, 2006.

Melo, J. M. de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e Organização Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

STRIQUER, M. S. D.; BARROS, E. M. D. O artigo de opinião como redação de vestibular: um olhar sobre a construção composicional do gênero. Línguas e Letras, 2020. (No prelo).

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KÖCHE, V. S. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e do expor. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

RANGEL, E. O.; GAGLIARDI, E.; AMARAL, H. Pontos de vista: caderno do professor. São Paulo: Cenpec, 2010 (Coleção da Olimpíada).

RODRIGUES, R. H. A constituição e o funcionamento do gênero jornalístico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001. 356f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) ”“ Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

SILVA, C. C. Caracterização dos comandos de produção textual da prova de redação do vestibular da UEM. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.

UENP ”“ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Vestibular UENP 2018, Caderno de Questões, Prova 1, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna ”“ Espanhol ”“ e Redação. 2018. Disponível em: http://arquivo.vestibular.uenp.edu.br/vestibular/2018/site/docs/provas/prova_dia1_espanhol.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

ZANINI, M. Artigo de opinião: do ponto de vista à argumentação. In: ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (org.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. Maringá: Eduem, 2017. p. 43-57.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Como Citar

Barros, E. M. D. de, Belinelli, G. P., & Striquer, M. dos S. D. . (2020). MODALIZAÇÕES EM ARTIGOS DE OPINIÃO COMO REDAÇÃO DE VESTIBULAR. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 21(1), 188–207. https://doi.org/10.26512/les.v21i1.31033