Discurso e reforma agrária em alguns texto institucionais do Brasil

Autores

  • Carina A. Lima de Souza Universidade de Brasília
  • Denize Elena Garcia da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21974

Palavras-chave:

Reforma agrária. Textos institucionais. Discurso.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo estabelecer um paralelo comparativo entre três textos institucionais referentes ao processo de seleção dos “sem terra”: a Norma de Execução Número 45 (de 2005), que dispõe sobre procedimentos para seleção de candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária; o formulário de inscrição do candidato/a ao Programa; e o contrato de concessão de uso de uma unidade agrícola familiar.Essa triangulação de dados é trabalhada com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC), nos moldes de Fairclough (2003). Neste sentido, os gêneros discursivos de cada sociedade produzem significados e estabelecem relações através dos textos ou discursos neles veiculados. São importantes, pois, para a sustentação da estrutura institucional da sociedade. Os resultados preliminares do estudo permitem afirmar que a análise documental, ao ser levada a cabo, pode apontar características específicas do modelo de reforma agrária que está sendo implementado no Brasil, em termos da precariedade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina A. Lima de Souza, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e Mestre em Letras ”“ Teoria Literária e Crítica da Cultura ”“ pela Universidade Federal de São João Del Rei. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO, Brasil).

Denize Elena Garcia da Silva, Universidade de Brasília

Doutora en Linguística Hispânica pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Pesquisadora Colaboradora Plena e Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB, Brasil). Líder do Grupo Brasileiro de Estudos de Discurso, Pobreza e Identidades
(DGP/ CNPq), que integra a Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica sobre a Extrema Pobreza (REDLAD), formada por investigadores/as de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Venezuela.

Referências

Chouliaraki, L.; Fairclough, N. Discourse in Late Modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
Dell’Isolla, R. L. P. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
Fairclough, N. Language and globalization. London: Routledge, 2006.
Fairclough, N. Analising Discourse: textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003.
Fairclough, N. Discurso e Mudança Social. Coord. trad. rev. técnica e prefácio Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
Giddens, A. As consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991.
Marés, C. F. A função social da terra. Porto Alegre: Fabris, 2003.
Rajagopalan, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
Resende, V. M.; Ramalho, V. Análise do Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
Silva, D. E. G. da. Estudos críticos do discurso no contexto brasileiro: por uma rede de transdisciplinaridade. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, p. 224-243. Recife: UFPE, 2012. www.revistaeutomia.com.br

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Souza, C. A. L. de, & Silva, D. E. G. da. (2013). Discurso e reforma agrária em alguns texto institucionais do Brasil. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 14, 193–211. https://doi.org/10.26512/les.v14i0.21974

Edição

Seção

Artigos de pesquisa