ESTEREÓTIPOS DA MULHER NO DISCURSO DE AUTOAJUDA
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v13i2.21394Palavras-chave:
Estereótipos. Discurso de autoajuda. Mulheres. Aforização.Resumo
Nesse trabalho, a partir dos fundamentos da Análise do Discurso de linha francesa e das reflexões que a Psicologia Social desenvolve sobre a questão dos estereótipos, analisam-se as imagens de mulher presentes em obras de autoajuda destinadas a mulheres. Para tanto, consideram-se, especialmente, enunciados aforizados presentes em obras do gênero que estão circulando atualmente no mercado. A análise revela a contradição própria do discurso de autoajuda para mulheres, que propõe à mulher um padrão de comportamento mais condizente com a sua emancipação ao mesmo tempo em que colabora com a manutenção de certos estereótipos femininos associados a seus papéis tradicionais.Downloads
Referências
ABRAÃO, S. Abaixo a mulher capacho!. Barueri: Manole, 2009.
AMOSSY, R.; PIERROT, A. H. Estereotipos y clichês. Buenos Aires: Editorial Universitária de Buenos Aires, 2001.
ARGOV, S. Por que os homens amam as mulheres poderosas: um guia para vocês deixar de ser boazinha e ser tornar irresistível. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
ARGOV, S. Por que os homens se casam com as manipuladoras. 9ª. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.
CARTER, S; SOKOL, J. O que toda mulher inteligente deve saber: como lidar com os homens com sabedoria e conseguir o amor que você merece. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
CARTER, S; SOKOL, J. Homens gostam de mulheres que gostam de si mesmas: e outros segredos que as mulheres inteligentes sabem. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
FIORI, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.
FONSECA-SILVA, M. C. Humor e práticas de subjetivação em Maitena. Estudos da Língua(gem), v.5, nº 1: 95-108, 2007.
FRANKEL, L. P. Mulheres ousadas chegam mais longe: como evitar os 101 erros que atrapalham sua carreira. 8ª. ed. São Paulo: Editora Gente, 2005.
FRANKEL, L. P. Mulheres boazinhas não enriquecem. São Paulo: Editora Gente, 2006.
MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. In: Souza-eSilva, M. C. P. e Possenti, S. (orgs.). São Paulo: Parábola, 2010.
MUSSALIM, F. A constituição de identidades femininas no discurso publicitário. Estudos da Lingua(gem), v.5, nº 1: 109-124, 2007.
POSSENTI, S. Discurso humorístico e representações do feminino. Estudos da Língua(gem), v.5, nº 1: 63-94, 2007.
SANSONE, K. Mulher em primeiro lugar: mãe de família ensina como cuidar da família, manter a boa forma e ser feliz no casamento. Rio de Janeiro:
Sextante, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.